JornalCana

Com investimentos de R$ 2 mi, Alcoeste devolve vida a ribeirão Santa Rita

No final de 2005 a Alcoeste, uma das empresas do Grupo Arakaki, realizou um projeto de limpeza e revitalização do Ribeirão Santa Rita. Durante a execução, duas frentes de trabalho foram englobadas: a primeira ficou responsável pela limpeza, desassoreamento e reforma das margens e da travessia do ribeirão. Já a segunda frente foi responsável, no ano de 2006, pelo plantio de 12 mil mudas de espécies nativas e em extinção nas margens do Córrego do Bala e mais 10 mil mudas em 2007, nas margens do Ribeirão Santa Rita. Este projeto ganhou o nome de projeto Ribeirão Santa Rita Vivo, que culminou com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Alcoeste, Prefeitura Municipal de Fernandópolis e Polícia Ambiental. Este protocolo tem como objetivo somar esforços para a recuperação a médio e longo prazo de áreas de preservação permanente do Ribeirão Santa Rita e de seus afluentes, dentro do município de Fernandópolis.

O Projeto Ribeirão Santa Rita Vivo não tem prazo para ser finalizado e continuará a plantar milhares de mudas nas margens do ribeirão.

Através do trabalho de limpeza das margens e do desassoreamento, foram retirados mais de 130 mil m³ de material sobrenadante e do fundo do barramento, permitindo que o volume do represamento aumentasse de 15,7 mil m³ para 102 mil m³ e que o espelho d’água tivesse um aumento de 3,27 ha para 7,38 ha. Para isso foram utilizadas máquinas retroescavadeiras, tratores, poclain, esteiras e um sistema de motobombeamento.

Ao todo foram investidos mais de R$ 2 mi na revitalização do Santa Rita. “Desenvolvimento sustentável para o Grupo Arakaki não é mais ‘algo interessante’ a se fazer, mas necessário. Há mais de três décadas, o grupo vem incorporando a responsabilidade ambiental em sua estratégia de desenvolvimento, de modo cada vez mais determinante. A preocupação com a preservação do meio ambiente está diretamente ligada ao planejamento estratégico do Grupo Arakaki, em que produtos, processos e serviços são revistos, planejados e produzidos com esse objetivo”, disse o diretor superintendente da Alcoeste, Celso Spósito Reynaldo.

Com esses projetos ambientais, atualmente é possível observar a volta de várias espécies de peixes, vegetação, aves e outros animais, que compõem o ecossistema do Ribeirão Santa Rita.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram