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Com favoritismo do açúcar, filas nos portos se repetem

O açúcar continua sendo o produto favorito do setor sucroenergético por apresentar as melhores performances no mercado internacional. Por conta desse favoritismo, outros cenários comuns voltam a se repetir, sobretudo no mercado físico de açúcar com as famosas filas de navios nos portos de Santos e Paranaguá que já somam 2,56 milhões de toneladas. “E ainda não vimos a fila de caminhões até o porto de Santos, mas nesse ritmo, em breve, teremos o mesmo filme do ano passado”, completa Arnaldo Corrêa, gestor de riscos e diretor da empresa Archer Consulting .

Segundo ele, o mercado fechou a semana passada com uma alta extraordinária de 211 pontos no vencimento de outubro/2011, ou seja, US$ 46,52 por tonelada. “Todos os meses de vencimento atingiram suas máximas nessa semana e o mundo parece sorrir para os produtores de açúcar”, avalia.

No final de julho de 2010, 450 caminhões aguardavam para descarregar açúcar no Porto de Santos. Estes veículos carregavam um total de 13.500 toneladas que iriam para os armazéns. No Porto de Paranaguá, a fila de caminhões chegava a 150 carretas na época. No mesmo período de 2010, mais de 100 navios apenas em Santos esperavam para embarcar açúcar.

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