JornalCana

Com cenário positivo, safra de cana é antecipada

De forma antecipada, a safra da cana-de-açúcar 2010/11 começa hoje na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país. A Usina Batatais, primeira a moer, abre a temporada com 15 dias de antecedência em relação a 2009.

A demanda por álcool no mercado e a sobra de cana da safra passada motivaram a antecipação. “Como temos mais cana, estamos aumentando o prazo [de moagem]. O mercado está precisando, e o preço está bom”, afirmou o presidente da Usina Batatais, Bernardo Biagi.

O clima para o início desta safra é de otimismo no setor. Com preços mais altos do etanol e do açúcar no mercado, a perspectiva é bem diferente daquela enfrentada em 2009.

A abertura da safra anterior foi marcada pela crise, que dificultou o acesso ao crédito para os produtor! es, e por preços baixos. No caso do álcool, segundo o Cepea, da Esalq/USP, o litro vendido na semana passada nas usinas, sem impostos, está 46,3% mais caro que no início da safra passada.

“Essa safra tem todos os ingredientes para ser melhor. Há um começo melhor, com o mercado aquecido, preços em alta, e até a situação de crédito, se não é a ideal, já melhorou muito”, disse o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

A Usina Batatais tem previsão de moer 3,75 milhões de toneladas de cana na safra, um aumento de 6%. A filial da usina em Lins já começou a safra ontem e deve moer 1,910 milhão de toneladas, alta de 16%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram