JornalCana

Com 3 novas usinas, cana rouba terreno da pecuária no Noroeste

O bom momento vivido pela cultura da cana-de-açucar está levando à construção de novas usinas na região Noroeste, principal pólo produtor do Paraná. Há uma unidade em fase final no município de Terra Rica, outra em construção em Santo Inácio e a usina Bonin, que começa a ser construída em Umuarama. É a primeira do município e deverá entrar em operação em 2008. Entretanto, o plantio de cana já começa a mudar a paisagem da região que, aos poucos, vê a pecuária perder espaço para outras atividades.

A usina de açúcar e álcool de Umuarama fica a 15 quilômetros da cidade. Está sendo construída na fazenda Quatro Irmãos, que pertence ao empresário do ramo de cosméticos e alimentos Newton Bonin. A propriedade, de quase 5 mil hectares, era cultivada com soja. Cerca de 20% da área já recebeu o plantio da cana para a produção de mudas.

O diretor do empreendimento, Carlos Monteiro Soares, não informou o valor do investimento, mas adiantou que a usina terá 20 hectares (200 mil metros quadrados) de estrutura física e capacidade para a moagem de 2 milhões de toneladas de cana ao ano. Em 2008 serão 4 mil hectares plantados com a cultura. Em 2009, a área passa para 12 mil hectares. A meta é chegar em 2011 com 25 mil hectares da cultura. Soares afirmou que serão oferecidos 2 mil empregos diretos, na indústria e no campo.

O superintendente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Adriano Silva Dias, informou que existem, no Paraná, 27 usinas em funcionamento. Todas construídas na década de 80 e aperfeiçoadas posteriormente. Na safra deste ano, o Paraná deverá produzir 32,5 milhões de toneladas de cana, em 417 mil hectares. A cana será transformada em 2,2 milhões de toneladas de açúcar e 1,3 bilhão de litros de álcool. A área no estado, em 2006, é 15% maior se comparada com os 362 mil hectares da safra 2004/05.

Nos 32 municípios da microrregião de Umuarama, em 2005 foram plantados 114 mil hectares de cana. Em 2006, a área chega a 128 mil hectares. Na mesma região, a área de pastagens foi reduzida de 930 mil hectares, em 2001, para 835 mil, neste ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram