Mercado

Com 140 safras de tradição, Ingenio El Ángel é a primeira Usina 4.0 de El Salvador

Empresa realizou hoje reunião de kick-off do projeto de Otimização em Tempo Real (RTO) nas áreas de Controle de Caldeiras e Vapor e Energia

Com 140 safras de tradição, Ingenio El Ángel é a primeira Usina 4.0 de El Salvador

Localizado em Apopa, departamento de San Salvador, em El Salvador, o Ingenio El Ángel possui capacidade de moagem de 1,65 milhões de toneladas de cana e produz atualmente cerca de 195 mil toneladas de açúcar. Possui também capacidade de geração de energia elétrica de 70 MW.  

LEIA MAIS > Gestor de TI da São José do Pinheiro apresenta 5 passos para transformar uma planta industrial em Usina 4.0

Com 140 safras, o El Ángel é a empresa formalmente constituída mais antiga de El Salvador e uma das mais tradicionais da América Central. Sua primeira colheita, ainda nos tempos de engenho, foi realizada em 1882, quando atuava como moinho e utilizava suas terras para o cultivo da cana-de-açúcar. 

LEIA MAIS > Ingenio Magdalena avança como primeira Usina 4.0 na América Central

Atualmente a companhia continua produzindo açúcar e outros subprodutos derivados da cana, com muita qualidade, investindo em equipamentos cada vez mais modernos e iniciativas tecnológicas pioneiras.  

A mais recente é a Transformação Digital de sua planta industrial através da implantação da plataforma de Otimização em Tempo Real (RTO) S-PAA, o que faz da El Ángel a primeira Usina 4.0 de seu país.  

LEIA MAIS > Usinas apresentam cases bem-sucedidos na área industrial durante a 28ª FENASUCRO & AGROCANA

Inicialmente, a El Ángel implantará os Laços Fechados do S-PAA nas áreas de Controle de Caldeiras e Vapor e Energia. O S-PAA é o único software de RTO para usinas de açúcar e etanol e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo em todo o mundo. 

LEIA MAIS > Novo Milênio finaliza implantação dos Laços Fechados nas destilarias de Mirassol e Lambari D´Oeste

Na reunião de kick-off, realizada na manhã de hoje (29 de agosto) entre os representantes do Ingenio El Ángel e da Soteica foram alinhadas as necessidades da usina, as estratégias operacionais e o cronograma de implementação. De acordo com Douglas Mariani, engenheiro químico sênior, especialista de aplicação da Soteica, que conduziu a reunião, os profissionais da El Ángel são muito técnicos, criando um ambiente positivo de muita sinergia.