“Uma safra de recuperação”, esta foi a expressão usada para definir o atual momento da Colombo. A companhia, que na última safra processou 7,6 milhões de toneladas de cana, projeta para a safra atual, um viés de recuperação de quase 10% de processamento, entregando uma moagem de no mínimo 8,3 milhões de toneladas.
Ainda, segundo relato do CEO, Anderson Travagini, a Colombo vêm investindo pesado no campo e a expectativa é de um crescimento exponencial no mínimo idêntico para as próximas duas safras, voltando a processar acima de 10 milhões de toneladas de cana já na safra 2024/25.
Apesar uma safra desafiadora do ponto de vista climático, a safra 2021/22 do Grupo Colombo foi marcado por recordes de preços e faturamento. A empresa fechou a safra com uma Receita operacional líquida de R$ 2.510,4 milhões (o que representa um crescimento de 25,1% no exercício), impulsionada pelos preços líquidos dos produtos vendidos e EBITDA Contábil de R$ 1.425,2 milhões (alta de 5,0% em relação aos R$ 1.357 milhões da safra 2020/21).
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Confirmando o diferencial do modelo de negócios da Colombo, e como estratégia para reduzir os impactos da quebra de safra em ano de preços recordes, a Colombo encontrou oportunidade de comprar Açúcar Bruto no mercado, utilizando de sua capacidade ociosa para refino/ensacamento e distribuição no mercado interno, com a marca “Caravelas”.
Tal operação foi equivalente ao processamento de aproximadamente 921 mil toneladas de cana. Cabe destaque ainda os resultados de Lucro Líquido Caixa, atingiu R$ 1.086 milhões (alta de 23,8% ante o exercício anterior e manutenção do indicador de alavancagem, dado pela relação de Dívida Líquida/EBITDA, que permanece em nível muito confortável na visão da companhia, encerrando a safra em 0,66x.
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Na visão do CEO, os desafios para este ano continuam. Por motivos econômicos e de produção globais (que vêm desde a pandemia por covid-19 e agravados pela tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia), o setor agro tem vivenciado nas últimas safras, um aumento exponencial de custos de matéria-prima e serviços, obrigando as empresas a reinventar-se e a trabalharem cada vez mais com assertividade em seus orçamentos.
Para a safra atual, Travagini informa que a usina iniciou a temporada com um planejamento estratégico e dado o cenário de mercado (PECs do Governo e volatilidade de commodities), todo o planejamento foi revisado.
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A empresa projetava uma safra mais alcooleira e nos últimos meses virou a chave de produção, operando com viés max sugar; “Os preços de etanol não estão competitivos neste momento e acreditamos que à partir de janeiro e com a volta da tributação de ICMS, o mercado volte a reagir. Por ora optamos por fazer carrego do estoque de etanol e focarmos no varejo, onde somos fortes e estamos bem posicionados.
Com relação ao açúcar, ele explica que a usina vem mantendo seu foco no mercado varejista. “Neste ano reduzimos o mix de exportações de açúcares para aproximadamente 10% da nossa produção, pois as operações de varejo continuam entregando maiores prêmios e margens, explica o CEO.
Ainda sobre açúcares e portfólio de produtos, Travagini destaca o bom posicionamento da marca e o lançamento de novas linhas e produtos, como o açúcar orgânico e açúcar mascavo (mercados em ascensão), e já adianta que a empresa vem preparando algumas novidades que serão lançadas na próxima safra.
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Ele informou que a Colombo também estuda ingressar no mercado de biogás, mais que por ora não há nada de efetivo, além da possibilidade de investimentos à partir da próxima safra em projetos de expansão de sua capacidade de cogeração. Na área agrícola a companhia estuda a realização de manejos internos com soja em áreas de reformas (pois a rotação de cultura ajuda na oxigenação das áreas agrícolas).
Anderson Travagini foi um dos contemplados nesta edição de 2022 do MasterCana Centro-Sul, recebendo o troféu de Executivo do ano. Desde 2019 atuando como COO, em janeiro de 2022 ele assumiu o cargo de CEO do Grupo Colombo.
Sob sua tutela a Colombo Agroindústria alcançou diversos objetivos, dentre eles o rating máximo (brAAA) da agência de rating S&P Global Rating (Standard and Poor’s) em 2021 e acessos ao mercado financeiro e de capitais, cujas emissões aconteceram em março/21 e julho de 21 respectivamente (CRA com Rotulagem Verde e Debêntures Incentivadas com Rotulagem Verde, ambas certificadas pela Sitawi Finanças do Bem).
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“São 26 anos de dedicação no setor e no Grupo Colombo, onde fiz carreira. Recentemente assumi a presidência do Grupo Colombo. Passei por diversos cargos dentro do grupo, e fui o responsável pela condução de todo o processo de Governança corporativa do grupo (que iniciou-se em 2014). Destaco que hoje somos benchmarking de mercado e o modelo tornou-se case de sucesso.
Nesta semana, a Colombo recebeu outras premiações no evento MasterCana Social 2022, nas categorias: Meio Ambiente – com o case “Recirculação e reaproveitamento de água” e Saúde Ocupacional – com o case “Ganhando com SSMA”.