JornalCana

Colheita mecanizada se expande no Paraná

A queima dos canaviais para o corte da cana-de-açucar e a circulação de ônibus carregados de trabalhadores antes do sol nascer deixaram de fazer parte da rotina da Costabioenergia, usina de açúcar e álcool instalada a 15 quilômetros do centro de Umuarama. É que a usina investiu na automatização com a aquisição de sete colhedoras de R$ 900 mil cada. Com isso, a usina consegue colher 90% da safra com as máquinas. O Paraná tem até o ano de 2015 para colher 20% com máquinas e até 2025 para eliminar o fogo nos canaviais, conforme determina resolução do Instituto Ambiental do Paraná.

A expansão da colheita mecanizada ocorre mesmo num ano de redução da safra. As previsões de quebra na colheita se acumulam. Na última semana, a consultoria Datagro divulgou que a produção de cana-de-açúcar deve ser de 498,57 milhões de toneladas na safra 2011/2012, uma quebra de cerca de 11% em relação ao ano passado em todo o Centro-Sul brasileiro. Já a Companhia Nacional de Abas­­­tecimento (Conab), que monitora todas as regiões, previu redução é de 5,6%. Em ambas as avaliações, os desafios são a expansão das lavouras e o aumento da produtividade.

Segundo o diretor da Costa­­bio­­­energia, Valmir José Costa, os trabalhadores que seriam empregados no corte da cana estão ganhando trabalho em outros segmentos ligados ao setor, desde a fabricação, manutenção e operação das máquinas. “É errado dizer que a colheita mecânica está tirando o emprego do cortador de cana. Ela apenas moderniza o setor”, disse. Cada máquina corta média de 700 toneladas de cana ao dia, o equivalente ao trabalho de 80 cortadores. Além das sete máquinas em operação, a usina vai adquirir mais três colhedoras para o próximo ano. Apesar da modernidade, a usina emprega mil trabalhadores diretos e outros 250 indiretos.

A automatização vai passar a fazer parte também do plantio da cana na área da Costa­­bioenergia. A partir de setembro a usina vai iniciar o cultivo de mais 6 mil hectares de cana, dos quais 50% serão feitos com máquinas.

A Costabioenergia está na metade da colheita e pretende moer cana até o final de novembro próximo. A usina possui 12 mil hectares de cana e vai produzir em 2011 um total de 90 mil toneladas de açúcar e 25 milhões de litros de etanol. A usina exporta 100% do açúcar, porém todo o etanol fica no mercado interno.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram