fbpx

Colheita mecanizada mundial completa 75 anos

Fábio Venturelli, presidente da São Martinho, recebe placa comemorativa dos 75 anos de mecanização mundial da colheita de cana (Foto: Divulgação)

A Case IH celebra os 75 anos da mecanização da colheita de cana-de-açúcar no mundo, comemorados neste 2019, com o lançamento de edição especial da colhedora A8810 Single Row.

Customizada na cor preta, a máquina ganha o nome de John Pearce Signature, em homenagem ao australiano que trouxe ao Brasil a tecnologia Austoft, embarcada nas colhedoras da Case IH.

“O desenvolvimento do setor sucroenergético no Brasil está ligado ao John Pearce. São inúmeras suas contribuições para esta cultura. Por isso, essa homenagem se faz necessária”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América do Sul.

John Pearce chegou ao país em 1977, como representante da Austoft, marca australiana que foi adquirida pela Case IH e que desenvolveu a máquina considerada a primeira colhedora de cana do mundo. Na ocasião, ele foi responsável por aperfeiçoar cada vez mais as vantagens da colheita mecanizada.

Dedini

Como resultado de seus esforços, Pearce movimentou o mercado e levou a Dedini – empresa brasileira que produzia bens de capital para o setor sucroalcooleiro − a se unir à Austoft para fabricar a colhedora em território nacional, formando a Dedini Máquinas e Sistemas.

A empresa passou a ser operada pelo Grupo Ometto, ficando conhecida como EngeAgro e depois como Brastoft.

A Case IH, então, adquiriu a Brastoft e incorporou a Austoft da Austrália na década de 90. Nesse processo, Pearce seguiu para outros países e, em 1994, época do boom da mecanização, voltou para o Brasil para trabalhar como consultor da Case IH.

São Martinho recebe primeira máquina

A primeira máquina da série John Pearce Signature, e também a unidade de número 7.500 fabricada na unidade de Piracicaba (SP), foi entregue em evento realizado em 20/03 à Usina São Martinho, representada pelo seu presidente, Fabio Venturelli, e pelo diretor agrícola Mário Ortiz Gandini.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X