JornalCana

Colheita mecanizada da cana cresce no Estado e na região de Rio Preto

A safra da cana-de-açúcar já começou em algumas partes do Estado e, neste ano, o número de máquinas de colheita deve aumentar nas lavouras. Dados divulgados pela Secretaria do Meio Ambiente mostram um avanço na colheita mecanizada.

Produtores e usinas correm para cumprir o acordo com governo paulista que prevê o fim da queima da palha em 2014. E mesmo com a mecanização, cresceu o número de trabalhadores que antes faziam o corte manual e hoje operam as colhedoras.

O operador de colhedeira Clébio Lopes da Silva é um dos trabalhadores que se qualificaram. Por seis anos ele foi trabalhador braçal, viveu do corte da cana. Hoje é operador de colhedora. “Você já tem mais conforto. Tem um salário bem maior. Você tem de acompanhar a evolução”, afirma.

Preparar os cortadores de cana para operar máquinas de última geração foi a saída encontrada pelas usinas para cumprir o acordo assinado com o governo do estado, que determina o fim da queima da palha de cana-de-açúcar em São Paulo até 2014. Uma estratégia que deu certo, já que na última safra, 65% da colheita de cana em São Paulo foi mecanizada. Quase o dobro de quando as máquinas começaram a ser utilizadas no Estado, há seis anos.

Segundo os dados fornecidos pelas usinas, 118 mil pessoas foram contratadas para trabalhar durante a safra 2011/2012 em São Paulo, 13% a mais do que na safra 2006/2007, quando a mecanização ainda estava apenas começando e o número de contratações não passou de 105 mil.

Para o diretor-presidente da UDOP, que representa as usinas do Noroeste Paulista, a tendência é que a mecanização continue avançando rapidamente. “A tendência é que o estado chegue aos 100% da safra colhida por máquinas. É bom para o setor e para o ambiente esta mecanização.”

Com a mecanização dos canaviais, desde a safra 2006/2007 quase cinco milhões de hectares deixaram de ser queimados. Isso significa que o setor deixou de emitir cerca de 17 milhões de toneladas de poluentes.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram