JornalCana

Colheita mecanizada crua atinge 79% no Centro-Sul

img2549

Dados extra-oficiais do setor pesquisados pelo JornalCana essa semana revelam que a colheita de cana mecanizada crua atingiu 79% na região Centro-Sul na safra 2011/12, e 10% no Nordeste. 

Segundo uma fonte do setor, dos estados do Centro-Sul, o Mato Grosso do Sul lidera o ranking (89%), seguido de Goiás (85%); São Paulo e Minas Gerais (82%); seguido do Mato Grosso (67%) e Paraná (52%). Dos estados do Nordeste, Alagoas lidera o ranking com 20%, Paraíba (2%) e Pernambuco (1%). “Em algumas regiões do Nordeste, principalmente na zona da mata de Pernambuco, os produtores não tem outra opção, senão colher a cana manualmente, devido o relevo acidentado”, diz a fonte.

Outra fonte do setor vai mais além, e diz que os fabricantes de máquinas não se interessam em produzir modelos que contemple esse relevo, com declividade superior a 15°, apesar dos Nordestinos estarem tentando viabilizar essa tecnologia de qualquer forma. “Porque vão gastar com essas áreas, quando há novas áreas de expansão que demandam grande volume de máquinas, como Goiás e Mato Grosso do Sul? Hoje há usinas que colhem a cana em morros tão íngremes que rolam a cana ladeira abaixo ou mesmo transportam de burro no Nordeste”, lembra a fonte.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram