JornalCana

Colheita mecanizada: Usina paulista supera marca de 99%

 

2014-02-28 Usina Sao Jose Estiva Colheita Mecanizada Corte Mecanizaçao (3)
Na safra 2014/2015, prevista para começar em abril, a paulista Usina São José da Estiva deverá colher quase 100% de sua cana crua. De acordo com o superintendente da unidade, Roberto Holland Filho, 99,9% das áreas de cana própria terão o corte mecanizado. “O corte da cana plantada em curva de nível ou em áreas não sistematizadas ainda será manual, mas acredito que no próximo ano já teremos 100% de área sistematizada e, portanto, nada de colheita manual”, avisa.

O superintendente explica que a empresa tem quatro turmas de trabalhadores rurais, cerca de 150 pessoas, que fazem o trabalho de capina, aceiros, combate de formigas, plantio de árvores e, eventualmente, podem trabalhar nas áreas onde o corte manual é inevitável.

Desde 2007, quando foi firmado o Protocolo Agroambiental do setor sucroenergético, a colheita manual da cana-de-açúcar vem sendo substituída pela mecanizada no Estado de São Paulo com prazo final para 2014. No Brasil, está previsto pelo governo um calendário para redução gradual da queima, até 2017. Na última safra, segundo o Centro de Tecnologia da Cana (CTC), o índice de mecanização da colheita no Centro-Sul foi superior a 87%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram