JornalCana

Colheita de cana crua mexe com plantas invasoras e insetos

Palhada cobrindo a Cana

A vida mudou no canavial. A colheita mecanizada de cana crua, que proporcionou ganhos ambientais significativos, alterou a “população” de plantas daninhas e insetos nas lavouras.

Algumas espécies que não eram tão comuns nessas áreas, passaram a frequentá-las com assiduidade, tentando inclusive fazer “morada” nesses locais.

Outras tiveram o caminho inverso e estão quase “sumidas” dos canaviais. Diversas mudanças ocorreram também no controle de plantas invasoras e pragas.

No caso das ervas daninhas, as alterações na luminosidade e na temperatura do solo – principalmente no inverno –, proporcionadas pela presença da palha, interferiram na dinâmica populacional.

“Entre as alterações que afetam a biologia das plantas daninhas, destaca-se a menor incidência de luz na superfície do solo devido ao recobrimento da palha. Muitas espécies têm a sua quebra de dormência estimulada pela luz. Outras não precisam desse estímulo e acabaram sendo favorecidas”, explica Pedro Jacob Christoffoleti, professor da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, de Piracicaba, SP.

Quando a palha era queimada, o solo ficava sem proteção, a luz solar incidia diretamente sobre as áreas de cana e algumas ervas tinham a dormência quebrada – detalha. “As espécies que dependiam desse mecanismo para quebra de dormência acabaram desaparecendo ou proporcionando menor desinfestação”, afirma.

Outro fator que impulsionou algumas plantas daninhas a se tornarem mais importantes é uma redução da temperatura do solo, principalmente no inverno, por causa da palhada. “As diferenças de temperatura durante o dia e a noite, no inverno, não são muito grandes. Isto também dificulta a germinação de algumas plantas daninhas e favorece outras espécies”, diz.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram