JornalCana

Colheita atípica acelera preços no início do ano

A alta acelerada nos preços do álcool nas usinas no início deste ano se deu devido à ocorrência de uma safra atípica em 2009, diz Antonio Pádua Rodrigues, da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica), entidade que congrega as usinas.

Houve grande oferta de produto no início da safra, o que derrubou os preços e gerou demanda. No segundo semestre, o excesso de chuva dificultou a colheita e a oferta caiu, conforme justificaram os donos de destilarias de álcool que operam no Estado.

Pouco produto

No início deste ano, o abastecimento ficou complicado. As usinas tinham pouco produto para ofertar e chegaram a negociar o álcool a R$ 1,2055 por litro.

O combustível chegou próximo de R$ 2 nas bombas de postos de Goiânia. Com isso, veio a queda da procura pelo álcool na capital. Na capital, as vendas de etanol caíram cerca de 30%.

Assustada com os preços, parte dos consumidores migrou para a gasolina, derrubando o consumo do etanol, que recuou para 25 milhões de litros por dia em fevereiro no Centro-Sul do País, metade dos 50 milhões de litros do período de pico de consumo.

Conforme Antônio Pádua Rodrigues, da Unica, o consumidor é quem determina os preços. Assim como ele saiu do mercado quando houve alta, deverá voltar quando a safra começar a tomar um ritmo mais forte. Isso deve ocorrer no final deste mês e início de abril.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram