JornalCana

Cogeração: usina de Alagoas vai vender 20 MW

A oferta de eletricidade cogerada pela biomassa da cana-de-açúcar avança também no setor sucroenergético de Alagoas. O portal JornalCana revela informações sobre usina que está com projeto pronto e devidamente aprovado com capacidade de oferta de 20 megawatts (MW).

É a Usina Triunfo, localizada no município Boca da Mata (AL), tradicional fabricante de açúcar e de etanol implantada em 02 de outubro de 1950.

Segundo o diretor superintendente da companhia, Paulo Lira, hoje a Triunfo já tem capacidade instalada de 22 MW para consumo próprio. “Mas já temos projeto pronto e devidamente aprovado para ampliar a capacidade em 20 MW, para venda ao mercado”, diz.

A Triunfo possui linha de transmissão próxima, o que facilita a distribuição da eletricidade a ser cogerada. Para entrar em prática, no entanto, o projeto depende de viabilidade econômica.

Safra 15/16

Pertencente ao Grupo Tenório, a Triunfo Agroindustrial Ltda, conforme o executivo, pretende praticamente repetir na safra 15/16 o desempenho da 14/15. A temporada 15/16 está prevista para começar nos primeiros dias de outubro próximo.

Triunfo, em Alagoas: mais MW nos planos
Triunfo, em Alagoas: mais MW nos planos

A moagem estimada é de 1,5 milhão de toneladas em um mix de 65% para etanol e 35% para o açúcar. Com isso, a estimativa é de uma produção de 39 milhões de litros de hidratado e 1,8 milhão de sacas de açúcar bruto.

A produtividade agrícola na 15/16 deve ser maior, por conta da estiagem prolongada. Lira estima em uma concentração média de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana de 130 quilos. Na média, na 14/15 essa concentração ficou em 118 quilos por tonelada.

“Se o fenômeno El Niño ocorrer, ele promove mais seca aqui na região da Triunfo, em favor da concentração de açúcar, enquanto promove chuvas no Centro-Sul”, comenta.

Ao contrário do divulgado neste portal, a Usina Triunfo não foi incorporada pela Cooperativa Mista dos Plantadores de Cana de Açúcar (Comisplan).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram