Indústria

Cogeração: PLD fica abaixo do teto até dezembro

Sacchi, da CCEE: PLD abaixo do teto até o fim do ano
Sacchi, da CCEE: PLD abaixo do teto até o fim do ano

A venda do megawatt cogerado pela biomassa tende a fechar 2015 com preço abaixo do teto estabelecido pelo Preço da Liquidação das Diferenças (PLD). Esse teto é de R$ 388,48.

A previsão de queda é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que apura o indicador em quatro submercados: Sudeste-Centro Oeste, Sul, Norte e Nordeste.

Nesse ano, o megawatt-hora (MWh) pelo PLD ficou em R$ 388,48 na maioria do primeiro semestre.

Leia mais: Menos oferta de água faz PLD subir

Por que o valor do PLD caiu?

Rodrigo Sacchi, gerente de Preço da CCEE, explica:

“A melhora relativa das Energias Naturais Afluentes (ENAs) no começo de junho possibilitou uma queda do Custo Marginal de Operação (CMO) e, consequentemente, o PLD [saiu] do preço máximo estabelecido pela Aneel para o ano de 2015 em todos os submercados.”

Leia mais: Valor pelo PLD cai 51,8% em um ano

Sacchi, da CCEE: PLD abaixo do teto até o fim do ano
Sacchi, da CCEE: PLD abaixo do teto até o fim do ano

E por que o PLD deve ficar abaixo do teto até o fim do ano?

Rodrigo Sacchi: 

“Vale destacar o comportamento da carga e o consumo de energia ao longo dos últimos meses. Tem sido observada uma redução no consumo tanto no ambiente de contratação livre (ACL) quanto no ambiente de contratação regulado (ACR), quando comparamos com o ano passado. Após o registro dessa redução, foi revista pra baixo a carga do SIN e isso também possibilitou a redução do preço. A projeção dos 14 meses à frente mostra que o descolamento do PLD frente ao valor máximo, estabelecido para 2015, deve permanecer até o final do ano.”

Sacchi prestou as declarações na segunda-feira (29/6), durante o InfoPLD ao vivo, empreendido pela CCEE.