Gestão Administrativa

Cogeração: Jalles Machado faz parceria com a Albioma

Cogeração: Jalles Machado faz parceria com a Albioma

A Albioma Participações do Brasil, de origem francesa, tornou-se parceira da Jalles Machado com a alienação de 65% das ações de uma das unidades de cogeração da brasileira, a termelétrica Codora Energia, que integra o complexo industrial da Unidade Otávio Lage, localizada em Goianésia (GO).

Logo-SW2Segundo a assessoria de imprensa da Jalles, a documentação definitiva recebeu a assinatura e, com a concretização da negociação, a Jalles Machado vislumbra grandes possibilidades de melhoria na eficiência energética da instalação, resultante da expertise industrial da Albioma, o início do processo de recolhimento de palha, com grande potencial energético, e a geração de energia também no período de entressafra.

Leia mais: Jalles Machado começa a safra 15/16

Além disso, no médio prazo, conforme a assessoria, será instalado um terceiro turbo-gerador, com potência de 20 MW, que possibilitará elevar a quantidade de eletricidade exportada para acima de 170 GWh, crescimento de aproximadamente 75% até a Safra 2018/19.

A Codora Energia tem capacidade instalada de geração de 48 MW e exportou para o Sistema Interligado Nacional 97,4 GWh de energia elétrica na Safra 2014/15.

Leia mais: Jalles Machado reduz falha no plantio em 97% da área

“A parceria com a Albioma, empresa que detém grande expertise na geração de energia, possibilita à Jalles Machado ampliar a cogeração em um momento em que os preços de energia elétrica são atrativos, sendo uma oportunidade vantajosa para ambas as partes”, afirma o diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho.

Leia mais: Jalles Machado é certificada para o mercado chinês

O projeto tem duração de 20 anos, com a devolução das ações da Albioma para a Jalles Machado ao final deste período.

“A Albioma e o Grupo Jalles Machado formam uma parceria equilibrada e sólida. Ficamos muito satisfeitos por nosso parceiro brasileiro manter 35% do capital social, alinhando assim os interesses de longo prazo de ambas as partes”, ressalta o presidente da Albioma, Jacques Pétry, em relato distribuído para a imprensa.

O percentual negociado da Codora Energia representa aproximadamente 2,3% do faturamento da Jalles Machado, de acordo a receita da safra 2014/15. Os recursos provenientes da negociação serão utilizados para aumentar a robustez do caixa.

Banner Revistas Mobile