JornalCana

Cogeração a gás natural segue firme na Europa

A cogeração a gás natural, que há alguns anos parecia pronta para expandir-se no Brasil, ficou até agora bem abaixo das expectativas, seja pela inadequação dos dispositivos regulatórios, seja pelo rápido encarecimento do combustível, ou até eventualidade de desabastecimento. Em outros países, entretanto, especialmente na Europa, o crescimento da atividade prosseguiu, talvez não no ritmo que alguns esperavam, mas de forma firme e constante. Mantêm-se ainda as projeções de que a cogeração representará em breve mais de 20% da geração elétrica no conjunto da UE – o que já ocorreu em alguns países, como Dinamarca e Holanda.

Uma notícia recente, da publicação especializada Cogeneration & On-Site Power Production (COSPP), confirma a trajetória bem sucedida de um dos melhores equipamentos usados em cogeração, as turbinas aero-derivadas da Rolls-Royce RB 211, utilizadas no Brasil em estações de compressão de gasodutos e plataformas marítimas. Duas novas instalações são mencionadas:

• Em Portugal, a subsidiária de Viana do Castelo do grupo fabricante de papel Europac, a Portocel Viana, instalará uma segunda unidade RB 211 GT 61, de 31 MW, que se somará à já existente, de 25 MW, na produção de energia elétrica e vapor de processo. O novo turbo-gerador chegará à bela cidade do norte de Portugal no último trimestre de 2008.

• Na Espanha, outra empresa do Grupo Europac, em Dueñas, norte do país, receberá sua quarta turbina Rolls Royce, para dar conta das necessidades energéticas da expansão da produção de papel. Será também do modelo RB 211 GT 61, e trabalhará ao lado das RR 501 já existentes. O eventual excesso de energia elétrica será vendido à rede nacional espanhola. O prazo de entrega é ainda no 1º semestre de 2008.

Ambas unidades estarão equipadas com o sistema DLE – Dry Low Emissions, que reduz as emissões aos apertados níveis hoje vigorantes em todas as novas instalações de geração elétrica da União Européia. Um contrato completo de serviços, de dez anos de prazo, designado por “Total Care”, será cumprido pela unidade da Rolls Royce de Tarragona, Espanha.

A cogeração a gás natural para instalações industriais ou comerciais está, como vimos, ativa em diferentes partes do mundo, com saudável competição entre fabricantes de turbinas e motores na obtenção de condições cada vez maiores de economia e menores de poluição atmosférica. Esperamos que, decididos os rumos do abastecimento de gás no Brasil, possamos também nós desfrutar de números como eficiência energética de 92% e emissões tendentes a zero.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram