JornalCana

Cocamar inicia moagem em 1º- de março

Prevendo esmagar 900 mil toneladas de cana-de-açúcar este ano, contra 730 mil do ciclo anterior, a Destilaria Cocamar, situada no município de São Tomé, no noroeste do Paraná, pretende dar um salto na produção de álcool. A previsão é chegar a 72 milhões de litros, 22% a mais que os 56,478 milhões da safra 2005/06.

A destilaria recebeu investimentos que aumentaram a capacidade de moagem de 800 mil toneladas para 900 mil (incremento de 12,5%). A moenda passou por adequações que ampliaram a capacidade diária de 4,2 mil toneladas para 4,8 mil (alta de 14,2%).

A operação industrial começa no próximo dia 1 de março, em plena Quarta-Feira de Cinzas, mas o corte da cana começa antes, no dia 27 de fevereiro. Desta vez, são 12 mil hectares de matéria-prima, mil a mais que na safra passada (aumento de 9%). A Cocamar é a primeira unidade produtora de álcool do País a entrar em funcionamento no período 2006/07, e vai receber neste dia a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, para a abertura da safra sucroalcooleira no Centro-Sul. A Cocamar informa que não está antecipando a safra, mas apenas iniciando sua operação normal o que, há três anos, é feito nos primeiros dias de março.

O setor prometeu ao governo federal, há algumas semanas, que adiantaria a produção de álcool para o começo de março, visando a suprir o mercado com 850 milhões de litros em abril para garantir o abastecimento. No Paraná e Mato Grosso do Sul, várias outras unidades devem entrar em operação no início de março.

Para que a Cocamar possa dar início ao corte da cana, será preciso que a usina conte com a colaboração do clima. Caso ocorram chuvas, o início da moagem da cana terá de ser adiado, informa os analistas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram