O “The World Biogas Summit” acontece nos dias 29 e 30/03 na cidade de Birmingham, na Inglaterra.
O encontro representa o principal fórum do setor de biogás no mundo e conta esse ano com participações especiais de executivos do Banco Mundial, da International Energy Agency (IEA) e do Gas Institute NAS da Ucrânia destacando a importância do biogás na transição para uma economia carbono zero global.
Segundo o UN Environment Programme – o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – o biogás é o caminho mais rápido e econômico para a população resolver a crise das mudanças climáticas. Empresas de diversos países estão presentes no evento apresentando seus respectivos cases na produção do biogás.
Uma delas é a Cocal, usina do setor sucroenergético do oeste paulista, que é uma das pioneiras na produção do gás renovável a partir de resíduos nobres oriundos do processamento da cana-de-açúcar (vinhaça e torta de filtro) no Brasil.
LEIA MAIS > Brasil e Costa Rica debatem políticas públicas para o etanol
A apresentação presencial do case no fórum mundial será realizada pelo diretor comercial e de novos produtos da Cocal, André Gustavo Alves. Ele explica que o objetivo é aproveitar ao máximo todo potencial da cana-de-açúcar, reforçando a cultura da economia circular na empresa.
“Nossas práticas sempre estiveram alinhadas à uma produção limpa e renovável. Agora, com o biogás, essas práticas se ampliaram e trouxeram muitas oportunidades, como essa de participarmos desse evento e levar todo sucesso da planta de biogás em Narandiba – SP para o mundo. Será um momento de trocas de experiências, oportunidades de novos negócios, de buscar novas tecnologias para a extensão da nossa produção de biogás na unidade de Paraguaçu Paulista – SP e tratamento de outros resíduos para a melhoria da nossa pegada de carbono, além de mostrar que a cana-de-açúcar é um ativo valioso e com enorme potencial”, revela o diretor.
A última edição do evento contou com pessoas de 70 países acompanhando ao vivo a transmissão online. O cadastro no evento é gratuito e pode ser feito através do site https://world-biogas-summit.com/.