JornalCana

Cobertura Agrishow – Pneu reformado reduz custos no campo

Pneus reformados contribuem com a produtividade dos equipamentos do campo, proporcionam a mesma performance, segurança e durabilidade dos novos e podem gerar uma economia de até 60% aos produtores agrícolas. A Borrachas Vipal desenvolveu um projeto específico para o setor e apresenta na Agrishow sua linha exclusiva de produtos e serviços.

A Borrachas Vipal, uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, participa entre os próximos dias 15 e 20 de maio em Ribeirão Preto (SP) da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, o maior evento agropecuário da América Latina e um dos três maiores do mundo. Em sua participação na 13a edição do evento, a empresa irá apresentar os benefícios da reforma de pneus agrícolas, bem como sua completa linha de produtos para o segmento como camelbacks, manchões, remendos e as bandas de rodagem exclusivas. A empresa também irá expor em seu stand um trator do Arrancadão de Tratores, o Truck Test Vipal e um jeep equipado com bandas de rodagem off-road exclusivas da empresa.

Linha Agrícola Vipal

Prolongar a vida útil e a performance dos pneus, aumentar a confiabilidade no serviço da reforma e colaborar para maior produtividade do equipamento agrícola. Foi pensando em todos esses fatores que otimizam a produção na lavoura que a Vipal lançou uma linha completa de produtos para a reforma e reparos de pneus agrícolas.

Entre eles destaque para o Camelback CVBR (Baixa Rotação), produto que se ressalta pela precisão de medidas e características maleável da manta de borracha, o que garante aplicação mais fácil e permite vulcanização e acabamentos perfeitos. É recomendado para terrenos acidentados, pois possui grande resistência. Como suporta o atrito de pedras e até de objetos pontiagudos, pode evitar o prejuízo de horas paradas do equipamento no campo.

Os produtos Vipal para a área agrícola também se estendem ao segmento de manchões para reparos de danos na banda de rodagem ou nas laterais dos pneus. Destaque para os modelos MA (manchão agrícola para pneu diagonal) e RAC (manchão agrícola para pneu radial) , desenvolvidos com a finalidade de proporcionar agilidade na aplicação, resistência e flexibilidade, características do segmento.

Também serão apresentados durante a 13ª Agrishow as exclusivas bandas de rodagem Vipal como a VD Agro, para média e curta distância, exclusiva para a utilização em eixos dianteiros de tratores e em pneus de implementos agrícolas. O destaque fica para as bandas V-SET e V-SEL, um dos mais recentes lançamentos da empresa. As bandas foram testadas e aprovadas pelos caminhões da equipe Volkswagen no Rally dos Sertões 2005. Foi a primeira vez que uma equipe de rally utilizou com sucesso pneus reformados.

A alta tecnologia empregada nas bandas V-SET e V-SEL, desenvolvidas para transporte super pesado e em condições severas – terrenos acidentados, por exemplo -, lhe conferem segurança somada ao grande desempenho. Prova disso é que, durante o Rally dos Sertões, nenhuma das bandas apresentou qualquer tipo de problema ou teve que ser substituída – mesmo com o grande desgaste dos caminhões durante a prova, o que exigiu a troca de amortecedores e outros componentes.

Por fim, destaque para a apresentação do DNA de Qualidade e Garantia, que evita fraudes e assegura aos agricultores que o pneu foi reformado com a borracha original Vipal. O exclusivo sistema de identificação de toda a linha de mantas de borrachas para pneus de tratores e caminhões, que atesta a qualidade superior dos produtos da empresa, se dá por meio de uma identificação amarela na banda de rodagem. Além disso, cada pneu reformado com a chancela da empresa recebe uma etiqueta que identifica o nome do reformador autorizado e a marca Vipal.

Linha Off-Road

Outro produto que será apresentado pela Vipal durante a 13ª Agrishow será a VJ 900, a única do mercado 100% off-road com tração lateral já incorporada. O produto também consiste em um dos recentes lançamentos da empresa. A VJ 900 apresenta a composição da borracha e desenho da banda específicos para os terrenos acidentados das trilhas. O destaque fica para a aplicação dos desenhos nas laterais dos pneus, necessários para a tração em buracos, por exemplo.

Além da qualidade e especificidade do produto, a economia de tempo na reforma do pneu é oura importante vantagem proporcionada pela VJ 900. Enquanto um reformador leva em média 20 minutos para preparar o pneu com a nova banda antes do processo da vulcanização, a montagem de um pneu “kichute” – adaptação para trilhas por meio de pequenos pedaços de bandas de qualquer formato colados sobre a banda e laterais dos pneus – dura de quatro a cinco horas antes de ser vulcanizado.

Durante a 13ª Agrishow, a Vipal irá expor em seu stand um jeep equipado com pneus reformados com a banda VJ 900.

O mercado agrícola

No Brasil, dados do IBGE apontam que 75% das propriedades rurais são familiares. A maior parte delas são minifúndios, detentores de culturas ainda não mecanizadas. Somente 32% das propriedades rurais possuem tratores. O índice de mecanização por hectare no país é baixíssimo. Há em média 118 hectares por máquina, contra 37 hectares nos EUA e 15 hectares na França, por exemplo.

Mas a baixa mecanização não consiste em um limitador para o desempenho do setor no país. A produção agrícola tem apresentado expressivo crescimento no Brasil e alta inserção mundial. A alta demanda deve estimular o crescimento da indústria de maquinário. Por conseqüência, o cenário determina grande potencial aos fornecedores de produtos e serviços às máquinas do campo. Entre eles, os pneus reformados.

Como ao longo do tempo a produção de pneus novos não tem sido suficiente para suprir a demanda da indústria de tratores agrícolas, este espaço deverá ser preenchido pela comercialização de pneus reformados, opção que representa custos mais baixos para os pequenos agricultores e alta qualidade e durabilidade do produto. Um pneu de trator ou colheitadeira, por exemplo, utilizado adequadamente, pode ser reformado por diversas vezes a um custo até 60% inferior ao de um novo, gerando um pneu tão eficiente e seguro quanto um original de fábrica. “Em época de dólar e commodities com preços em baixa, a reforma do pneu agrícola torna-se extremamente importante aos agricultores na redução dos custos operacionais”, afirma João Carlos Paludo, Vice-Presidente Executivo da Borrachas Vipal.

O Projeto Agribusiness Vipal

Neste mercado está a Borrachas Vipal, uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. A empresa desenvolveu um plano específico para a reforma de pneus voltado ao mercado agrícola. Batizado de Projeto Agribusiness Vipal, ele tem como objetivo uma maior aproximação com o consumidor final através do reformador, proporcionando apoio, serviços técnicos e divulgação dos benefícios da reforma de pneus e dos produtos Vipal.

“Ainda há muita carência de informação sobre a reforma de pneus no segmento agrícola. Por isso desenvolvemos um projeto pioneiro e completo. Queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais deste setor para que tenham acesso a todo tipo de informação, como relação custo-benefício, qualidade na reforma e cuidados a serem tomados”, declara João Carlos Paludo.

Para desenvolver o Projeto Agribusiness, a Vipal estruturou uma equipe técnica especializada, desenvolveu produtos adequados à diversidade de aplicações e características das culturas nacionais e realizou uma pesquisa com um total de 504 profissionais em 13 estados brasileiros, envolvendo agricultores de grande, médio e pequeno porte, fabricantes de implementos agrícolas, além de revendedores e reformadores de pneus. “Antevemos que a profissionalização do agronegócio exigiria a especialização de seus implementos para aprimorar seus níveis de competitividade”, afirma.

Entre os proprietários de tratores agrícolas, por exemplo, 66% disseram ter o hábito de reformar os pneus. Destes, 89% responderam que estão satisfeitos com os pneus reformados e para 82% deles o principal motivo foi o custo.

Dentre os mecanismos táticos para atender o consumidor final no Projeto Agribusiness e estabelecer um relacionamento mais próximo com os agricultores estão:

Facilidade de identificação de pneus agrícolas que foram reformados com produtos Vipal – impressão de faixas amarelas e o nome da empresa, de forma que mesmo após a vulcanização se permita o reconhecimento da marca. Os reformadores cadastrados nesse projeto receberão etiquetas adesivas com o nome do reformador e o logotipo da Vipal;

Campanha publicitária e promocional – veiculação de comerciais e anúncios em TV, revistas especializadas e outdoors. Já as ações promocionais envolvem a elaboração de um catálogo detalhado, incluindo a linha de produtos da empresa, tabelas e informações úteis aos agricultores sobre reforma de pneus; e de um folheto para distribuição em eventos do setor;

Criação de mecanismos de informações técnicas para esclarecimento de dúvidas do profissional da agricultura – abertura de canais de relacionamento via Internet, e-mail e informativos que possam ser consultados diretamente ou publicados por veículos de comunicação dedicados ao segmento. A previsão para o início de funcionamento destes canais é julho próximo.

Além disso, a Vipal participa dos principais eventos agrícolas do país e é patrocinadora master do Campeonato de Arrancadão de Tratores, um evento de forte atração para os agricultores.

Sobre a Vipal

A Borrachas Vipal tornou-se referência não só em seu segmento, mas do setor produtivo por conta da qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente. É pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, possui unidades fabris em Nova Prata (RS), mais de 2.200 colaboradores, exporta para todos os continentes e conta com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Com base nos mais modernos conceitos e técnicas de desenvolvimento sustentável, gestão ética e responsável e investimentos em projetos sociais e do meio ambiente, a Vipal recebeu as principais certificações, prêmios e homenagens pelo exercício da qualidade em todas as áreas que envolvem a empresa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram