JornalCana

Coalizão tem a primeira reunião de trabalho amanhã

Os 19 Estados produtores de cana-de-açúcar e que assinaram pela criação da Coalizão Pró-etanol, através de secretários de várias pastas, e representantes do setor sucroalcooleiro vão se reunir amanhã, em São Paulo. É o primeiro encontro depois da criação da Coalizão, no dia 24 do mês passado, em Curitiba (PR), e servirá para que possam definir um programa de trabalho e as prioridades defendidas pelo grupo de trabalho.

Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira Júnior, as conclusões da reunião de amanhã serão apresentadas e detalhadas no próximo dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, aos governadores integram a Coalizão. Ampliar a produção canavieira, criar mais empregos e buscar novos mercados para o álcool são os objetivos básicos que levaram à criação da Coalizão. O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), um dos articuladores da articulação, afirma que o objetivo é fomentar a produção de álcool etanol (combustível), visando a geração de empregos e a exportação.

“Em princípio, o foco será o fortalecimento do etanol como alternativa energética para o Brasil e o exterior. O combustível representa 16% da matriz energética brasileira e tem um potencial muito grande para ser exportado”, disse Nogueira. Além da exportação, os Estados tentam resolver o problema da evasão fiscal, principalmente com o ICMS, com alíquotas que variam de 7% a 30% entre eles, e Nogueira acrescenta que “nós estamos tentando cruzar os dados dos Estados para coibir a sonegação”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram