Em agosto deste ano está previsto o início de operação de mais uma unidade da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), no estado carioca.
A cooperativa, que projeta uma moagem de 900 mil toneladas para este ano, está investindo cerca de R$ 50 milhões para reformar a Usina Paraíso, que vai beneficiar os produtores da Baixada Campista.
“Devido a uma boa estação chuvosa neste verão, 900 mil toneladas de cana devem ser moídas este ano, ante 834 mil toneladas na temporada anterior”, disse o presidente da cooperativa, Frederico Paes, que estima que as vendas atinjam R$ 300 milhões.
LEIA MAIS > Moagem no Centro-Sul atinge 542,09 milhões de toneladas
Segundo Paes, a safra tende a ser mais açucareira. “Estamos preocupados com a política de preços dos combustíveis do governo. A redução do ICMS em 2022 tornou o etanol menos competitivo. No mercado internacional, os preços do açúcar estão subindo”, explicou.
“Com isso, produziremos 1 milhão de sacas de açúcar (50 kg cada), o dobro do que produzimos no ano passado, e 25 milhões de litros de etanol, metade do que produziremos em 2022”.