Usinas

CoafVale assume usina Pumaty com aval judicial, das famílias proprietárias, AFCP e cooperativas

Contrato firmado prevê que cooperativa fique à frente da unidade ao menos por 10 anos  

CoafVale assume usina Pumaty com aval judicial, das famílias proprietárias, AFCP e cooperativas

Nesta quinta-feira (4), Nelson Cabral da Costa e Cláudio Gesteira, em nome das famílias proprietárias da usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Zona Mata Sul, junto dos dirigentes da unidade, Gregório Maranhão e Marcos Margela, deram posse a diretoria da Cooperativa de canavieiros do local (CoafVale), que ficará à frente da unidade ao menos por 10 anos, conforme o contrato firmado.

A iniciativa tem o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), de outras cooperativas do tipo na região (CooafSul) e com aval judicial.

A cerimônia de posse, que contou com a participação também do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e do Álcool, Saulo Valentim, foi realizada em frente ao parque industrial depois do Poder Judicial levar em conta o pedido da família, então representada por Nelson Cabral da Costa e Claudio Gesteira, solicitando o arrendamento da Pumaty pela CoafVale. O contrato já havia sido firmado desde 2023, quando foi mediado pela AFCP, por Alexandre Andrade Lima, presidente do órgão canavieiro em PE.

LEIA MAIS > Dirigentes da Usina Batatais participam de viagem comercial à Índia

Lima e os presentes na posse realçaram a importância da iniciativa, pois garante, a partir desta nova safra, a continuidade do funcionamento da usina de maneira sustentável e através do cooperativismo profissional, no padrão da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), como vem sendo praticado pela usina Coaf em Timbaúba, na Mata Norte do Estado.

Portanto, agora é oficial, a Pumaty foi arrendada pela cooperativa CoafVale e moerá no segundo semestre. A previsão é de moer 850 mil toneladas de cana e gerar cerca de 5 mil empregos diretos no campo e na indústria. O apontamento da usina começará logo depois da ligação da energia elétrica na unidade.

“Somos gratos a todos os envolvidos para que isso seja possível, inicialmente a Deus, a família proprietária da usina e ao Poder Judiciário que fez justiça ao garantir a CoafVale na gestão da Pumaty”, fala Severino Barbosa, vice-presidente da Cooperativa do Vale.

A AFCP e a CoafVale já se preparam para fazer uma grande reunião com os fornecedores da região a fim de garantir a união do setor pelo desenvolvimento da nova cooperativa de canavieiros no comando da usina, com efeitos positivos para toda a cadeia produtiva da cana, em destaque para os fornecedores locais e toda a economia da Mata Sul.