JornalCana

CNPE aprova orientação para ações de P&D no setor energético

Priorização de tecnologias para geração termelétrica sustentável foi destacada

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quarta-feira (10/02), reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e na ocasião, foi aprovada a orientação estratégica para ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Setor de Energia.

Essa decisão orienta, no curto prazo, o emprego de recursos de P&D em temas já identificados como relevantes para o setor energético, respeitadas as competências das agências reguladoras na gestão e regulação dos recursos.

Nesse sentido, com base em estudos analisados pela Empresa de Pesquisa Energética e iniciativas nacionais e internacionais de que ela participa, o Colegiado orientou a priorização dos seguintes temas: hidrogênio; energia nuclear; biocombustíveis; armazenamento de energia; transformação digital; e minerais estratégicos para o setor energético.

LEIA MAIS >Usina Santa Lúcia faz investimentos para reduzir 40% da captação de água

Além disso, em linha com as políticas em curso materializadas pelas Portarias MME 452, de 18 de dezembro de 2020, e 461, de 22 de dezembro de 2020 e com o programa Novo Mercado de Gás, orienta-se a priorização de tecnologias para geração termelétrica sustentável.

Trata-se de uma medida alinhada com uma solução mais estruturante e de longo prazo, em desenvolvimento pelos Ministérios de Minas e Energia e de Ciência, Tecnologia e Inovações, que buscará o estabelecimento de uma governança das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação nos setores de Mineração e Energia.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram