JornalCana

CMN vota apoio ao álcool

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve votar na próxima quarta-feira, 28, o Programa de Financiamento para Estocagem de Álcool com Garantia em Produto. Uma espécie de Empréstimo do Governo Federal (EGF) para o setor, com a finalidade de armazenar 1 bilhão de litros. O volume representa um mês da produção nacional de álcool.

Para isso, o governo deve aplicar R$ 500 milhões, oriundos da contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico (Cide) para o álcool. Segundo fontes do governo, pretende-se financiar a estocagem nas usinas para o período da entressafra, que vai de dezembro a abril no Centro-Sul. Os juros a serem cobrados ainda vão ser definidos pelo governo, mas podem ficar próximos aos tradicionais do crédito rural (8,75% ao ano).

A estocagem do álcool é necessária para a regularização da oferta do produto, bem como um incentivo para que as usinas produzam álcool ao invés de açúcar. “Desta forma, enxuga-se o mercado de açúcar e melhora o preço, que está em queda vertiginosa”, afirma José Ricardo Severo, assessor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Pelas estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e do abastecimento, o Brasil deve produzir este ano 12,9 bilhões de litros de álcool, um acréscimo de 13,1% sobre o ano passado, e outras 21 milhões de toneladas de açúcar (aumento de 8,8%).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram