JornalCana

CMAA e Senai concluem primeira fase do curso gratuito para formação de operadoras de colhedora

Iniciativa visa aumentar a diversidade na empresa

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) promove, através do projeto Engrenando Sua Carreira – Especial Para Elas, um curso gratuito de operadora de colhedora, em parceria com o Senai, em três cidades do Triângulo Mineiro.

As capacitações são ministradas na Unidade Móvel do Senai, com carga horária de 160 horas por turma, contemplando aulas teóricas e práticas nos simuladores, sendo um diferencial no resultado do processo de aprendizado e qualificação profissional das participantes.

Ao final do projeto, a iniciativa da CMAA é qualificar 35 operadoras de colhedora, contribuindo para o aumento de oportunidades profissionais no agronegócio.

LEIA MAIS > Safra de cana no Centro-Sul: uma quebra com magnitude nunca registrada

Para a Supervisora de Desenvolvimento Organizacional da CMAA, Daniela Felix, o projeto Engrenando Sua Carreira – Especial Para Elas é motivo de comemoração na empresa, mostrando otimismo sobre o aumento do número de profissionais mulheres no campo.

“Estamos muito orgulhosos por contribuir para um ambiente de trabalho com mais mulheres no campo. A parceria com o Senai é, sem dúvida, uma parte essencial do processo e a qualidade da formação profissional que é oferecida no âmbito do projeto nos dá a certeza que as formandas terão muito a acrescentar à CMAA“, comenta.

Capacitação itinerante. O curso de operadora de colhedora da CMAA é oferecido pela unidade móvel do Senai, permitindo mais acessibilidade para a realização das aulas nas três cidades. O gerente do Senai Uberaba, Silvânio Márcio Fernandes, acrescenta que as aulas práticas contam com uma estrutura que inclui simuladores que demonstram uma experiência muito próxima à realidade.

LEIA MAIS > Reitor da UFRPE visita LabSolos da AFCP durante evento da Ridesa

“Cada vez mais empresas procuram a unidade móvel do Senai para investir na qualificação profissional, ajudando as pessoas a entrarem no mercado de trabalho. Neste caso, trata-se de um setor tradicionalmente dominado por homens, por isso, consideramos muito importante participar deste projeto da CMAA“, avalia.

A estrutura de simuladores da unidade móvel é montada em cabines, seguindo as características originais de uma colhedora, o que significa que as alunas tiveram contato diário próximo de uma operação real, sem a necessidade de se deslocarem para o campo.

O instrutor responsável pelas aulas no Senai, Marcos Pereira, conta mais sobre a iniciativa. “É uma oportunidade excelente para todos os envolvidos. A unidade móvel amplia o acesso à qualificação profissional, porque permite que o Senai alcance as pessoas até em locais onde não temos uma presença fixa. Com os simuladores, quem passa pelo curso pode entrar no mercado com experiência real a campo. A tecnologia inclui todos os detalhes que as operadoras precisam dominar: a distância entre a colhedora e o trator, o manuseio da própria máquina, etc.”, comenta.

A primeira fase do projeto, realizada em Uberaba, foi motivo de comemoração das alunas formandas devido ao sucesso e oportunidade de participação do curso de capacitação gratuito de operadora de colhedora, promovido pela CMAA.

Preparadas para o mercado. As formandas do curso ressaltam a qualidade da formação oferecida e se consideram preparadas para entrar no mercado de trabalho. Suzianni Neliza Ribeiro de Paula conta como a experiência fez uma diferença real na sua vida.

“Aprendemos muito em apenas um mês. O professor foi excelente e as aulas práticas no simulador, que realizamos todos os dias, tornaram todo o aprendizado mais fácil e intuitivo”, avalia a profissional.

Já para Maria Solange da Silva, o curso da CMAA e do Senai foi um presente para o seu crescimento profissional.

“Este curso foi uma verdadeira oportunidade que nos entregaram na mão. Aprendemos muito – foi como ter aulas no campo. Depois do curso, me sinto preparada para operar a colhedora”, comemora.

LEIA MAIS > Biocoalizão Parlamentar reforça defesa de políticas públicas voltadas à descarbonização e estímulo aos biocombustíveis e à bioenergia 

Sandra Regina Silva Zanuto destaca o respaldo oferecido pelo Senai e CMAA para este momento de aprendizado. “Foi um curso maravilhoso, de verdade. Tivemos todo o suporte, incluindo refeições, que nos permitiram conciliar melhor as aulas com a rotina. Não posso deixar de agradecer  pela iniciativa”, ressalta.

A promoção de novas oportunidades para a mulher no campo foi um dos aspectos mais elogiados pelas participantes, como diz Catia da Silva Trigueiro.

“É muito importante que o setor ofereça este tipo de oportunidades, para que possamos mostrar ao mercado que as mulheres têm todas as capacidades necessárias para atuar no campo – e, além disso, que estamos muito dispostas a aprender e mostrar o nosso valor profissionalmente”, avalia.

Por fim, mas não menos importante, Gilma da Silva Oliveira também demonstrou a sua satisfação e contou sobre as boas expectativas para o futuro.

“Graças ao curso, realizei um sonho meu de muitos anos, que era a qualificação profissional para atuar no setor agroindustrial. A oportunidade veio na hora certa e me sinto muito feliz por ter participado e por poder trabalhar naquilo que gosto. Estamos todas preparadas para os próximos desafios!”, diz.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram