JornalCana

CMAA e Senai capacitam mecânicos para área agrícola

Após concluírem os cursos, os profissionais foram contratados pela usina

Aos 53 anos, Carlos Alberto Carneiro está dando os primeiros passos na carreira que sempre sonhou: a de mecânico de máquinas agrícolas. Ele assinou contrato temporário com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), após passar por uma capacitação gratuita oferecida pela empresa em parceria com o Senai.

“Eu tinha experiência com controle de peças, almoxarifado e indústria. Mas meu desejo sempre foi trabalhar em uma usina, ter uma nova experiência. Fiquei desempregado e, um dia, passei no Senai, vi o curso que era oferecido e me inscrevi. A oportunidade é maravilhosa, ainda mais por causa da minha idade. Estou agarrando essa chance com unhas e dentes”, comemora o aprendiz de mecânico.

Carlos é um dos cerca de 10 alunos que estão concluindo a capacitação gratuita voltado para mecânicos de máquinas agrícolas e de mecânicos de colhedora de cana. O curso que faz parte do projeto social Engrenando Sua Carreira, da CMAA, que visa formar mão de obra qualificada capaz de preencher vagas que estão sobrando no mercado de trabalho.

“Está faltando profissionais. Problema sério de qualificação. Muita gente querendo trabalhar, mas falta capacidade técnica, uma base de aprendizado”, avalia Alexandre de Oliveira Garcia, superintendente de Manutenção Automotiva, comentando que os alunos surpreenderam pela força de vontade e dedicação para aproveitar oportunidade.

LEIA MAIS > Governança, Risco e Compliance da CMAA está estruturada em 4 pilares

Essa foi a primeira turma dentro do Engrenando Sua Carreira. O curso teve duração de 160 horas. Os inscritos passaram por uma triagem para que a equipe selecionasse perfis capacitados para entrar no mercado após a conclusão do treinamento.

Assim, a formação desse grupo já contribui para suprir o déficit de mecânicos às vésperas do período do plantio de cana-de-açúcar, quando as usinas do Triângulo Mineiro e região também iniciam as ações para a contratação de profissionais para diversos setores.

“Esse mecânico, formado e treinado dentro da empresa, tem mais chances de atingir as nossas expectativas e ser contratado, porque conhece de perto o processo e cria raiz dentro da usina”, detalha José Cirilo dos Santos, supervisor de Manutenção Automotiva.

LEIA MAIS > CMAA realiza primeira venda de CBios

Após oito meses de treinamento, Cláudio Fidencio, gerente Corporativo de RH da CMAA) comemora o resultado. “Essa capacitação de mão de obra é mais do que um planejamento estratégico. A Companhia mostra que está comprometida socialmente em contribuir de forma efetiva para o acesso ao mercado, valorizando a formação continuada e, claro, abrindo novos postos de trabalho. O agronegócio continua impulsionando a economia brasileira, gerando emprego e renda, neste período sem precedentes que vivemos”, ressalta.

No começo do ano, a empresa tinha aproximadamente 60 mecânicos contratados. Com o fim da capacitação, a companhia espera absorver grande parte dos alunos em diferentes funções. “A qualidade da mão de obra é uma das principais causas de sucesso de uma empresa. A partir de agora, nossa intenção é continuar desenvolvendo novas turmas do Engrenando Sua Carreira, como fonte constante de desenvolvimento de talentos”, conclui Daniela Felix, supervisora de Desenvolvimento Organizacional na CMAA.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram