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Clube da Cana FMC reúne usinas de todo o país

A FMC Agricultural Products, uma das maiores indústrias de defensivos agrícolas do Brasil, realiza de 9 a 11 de novembro, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, o Clube da Cana 2006, que completa 10 anos de criação. O evento – referência no setor sucroalcooleiro brasileiro – reúne anualmente os maiores produtores de cana-de-açúcar do país, cerca de 75% da produção nacional, que discutem temas como produção, exportação, abertura de novas usinas pelo país, técnicas agrícolas, novas aplicações de herbicidas e inseticidas, enfim, tudo que contribua na construção de uma cana forte para o Brasil e para o mundo. Para Antonio Carlos Zem, presidente da FMC Latino América, a décima edição do Clube da Cana está sendo realizada num período muito apropriado já que o setor do açúcar e álcool está em seu melhor momento. Segundo dados da Unica – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (www.portalunica.com.br) estão em andamento no país 89 projetos de novas usinas, incluindo a reativação de unidades já existentes. O total de investimentos previsto para o segmento num horizonte de oito anos (até 2015) é de US$ 8,4 bilhões. E é neste clima positivo que empresários, produtores e representantes de usinas e empresas sucroalcooleiras estão discutindo o futuro do setor.

“A FMC sempre esteve ao lado do produtor. Criamos o Clube da Cana há 10 anos, num momento da maior crise do setor. De lá para cá, avançamos muito e agora temos que nos manter firmes para garantir a sustentabilidade do negócio e atingirmos um futuro ainda mais glorioso”, afirma o presidente da FMC Latino América.

Programação

No dia 10, o Clube da Cana apresenta o painel “Panorama mundial do setor energético e a competitividade do Brasil”, com autoridades que representam a cadeia produtiva brasileira. A abertura será realizada pelo diretor de Marketing e Desenvolvimento da FMC, Maurício Marques, e pelo gerente Regional Cana, Marcelo Magurno. A seguir, inicia-se o painel com a palestra de Antonio Carlos Zem, presidente do SINDAG (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola) e da FMC Latino América, com o tema “A visão do setor de defensivos agrícolas sobre o agronegócio do futuro”. Depois, é a vez de Tadeu Andrade, diretor técnico do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), falar sobre tendências tecnológicas em cana-de-açúcar. Antonio César Salibe, presidente executivo do UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) aborda as “Expectativas da expansão da cana-de-açúcar e os desafios do setor na visão da UDOP”. O painel continua com Paulo de Tarso, da Petrobras, que tratará sobre o tema “A visão estratégica da Petrobrás para o setor energético, com ênfase no etanol”.

O debate termina com a participação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, da Canaplan Consultoria Técnica e presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, que falará sobre as Perspectivas do etanol no Brasil e no mundo.

Trabalhos técnicos e pesquisas

No período da tarde, às 14h30, acontecem apresentações de trabalhos técnicos desenvolvidos pelos representantes das usinas. Todos os anos a FMC premia os melhores trabalhos dentro do concurso 2ª Lua-de-Mel, que visa estimular pesquisas de melhorias de aplicação de produtos no campo. No ano passado, a ganhadora foi a engenheira agrônoma Inês Janegitz, que realizou, no período das safras de 2002 e 2005, o trabalho “Uso de Talstar 100 EC no controle de cupins – três anos de sucesso”.

O foco do trabalho em questão foi o controle do cupim Heterotermes sp com uma nova molécula, a bifentrina, lançada pela FMC com o nome comercial de Talstar 100 EC. Segundo Inês, os resultados demonstraram a eficiência e viabilidade econômica do emprego do inseticida no controle desta praga, em condições de canaviais naturalmente infestados. A engenheira agrônoma creditou o prêmio ao estímulo gerado pelo Clube da Cana. “É um fórum onde podemos trocar idéias e informações, conhecer novas tecnologias e debater assuntos que nos são comuns. Por tudo isso, a premiação já contribui muito para meu enriquecimento profissional. Os estudos apresentados durante o Clube da Cana interessam a todas as partes envolvidas”, afirma.

Projetos ambientais

Os projetos ambientais e de atuação responsável da FMC serão apresentados às 18h, pela diretora da área de Registro & Product Stewardship, Maria de Lourdes Fustaíno. Este ano, só na área de Cana-de-açúcar, a FMC fez uma grande parceria com o Grupo Dedini Agro e está apresentando a peça de teatro “Plantando o 7”, considerada um dos maiores eventos educacionais criado exclusivamente para o homem do campo e seus filhos.

A peça já foi apresentada em Santa Cruz das Palmeiras (4 de novembro), e chega a Santo Antonio de Posse (14) e Vargem Grande do Sul (18), cidades onde o Grupo possui usinas. Em todas as apresentações participam funcionários da empresa e seus familiares, além de crianças da comunidade. Ao todo, são esperadas mais de mil pessoas por dia. Segundo Maria de Lourdes Fustaíno, diretora da área de Registro & Product Stewardship da FMC, o Programa de Atuação Responsável tem como objetivo desenvolver e implementar técnicas, visando minimizar riscos durante o processo de uso dos produtos fabricados e/ou distribuídos pela empresa.

Com base nisso, surgiu o projeto de Educação e Treinamento denominado “7 Formas de Atuação Responsável”, que recebeu o primeiro lugar do Prêmio Andef. Foram desenvolvidos sete programas, ou sete formas diferentes de se falar com a família rural através de públicos distintos, conscientizando-os sobre os sete hábitos do uso correto e seguro dos produtos fitossanitários. Esses públicos foram: crianças, universitários, profissionais e, trazendo como novidade para a campanha 2005, os distribuidores e as mulheres, resultando nos programas e ações “Plantando o 7 Mambembe”, “Plantando Los 7 (voltado para os produtores rurais do Peru, Colômbia e Equador), “Inovando para o Futuro” (com foco nas mulheres dos agricultores), “Reflexo para a Vida” (universitários), “Distribuidor Responsável” (envolvendo toda a cadeia de distribuição dos produtos dentro do processo de atuação responsável), “Educando para a Vida” (direcionado para técnicos de escola agrícolas) e “Falando a mesma Língua” (público interno). O encerramento dos trabalhos será feito pelo Diretor Nacional de Vendas, Vicente Gongora. Como nos anos anteriores, o Clube da Cana reserva um espaço especial para as esposas ou acompanhantes dos produtores, com uma programação feminina. Às 9horas do dia 10, acontece a palestra do Dr. Malcolm Montgomery, com o tema “Mulheres, suas dores e seus amores”.

Clube da Cana: 10 anos de sucesso

A história da parceria entre a FMC e o produtor de cana vem de longa data. Em 1996, a FMC dá os primeiros passos para consolidar sua parceria com o setor e cria o Clube da Cana. Assim começam duas frentes de trabalho: uma no campo buscando oferecer, em conjunto com usinas e esquisadores, soluções para pragas e doenças que quebravam a produção dos canaviais e outro, na área política econômica.

Levantando a bandeira do setor sucroalcooleiro e mostrando que a parceria da FMC ia muito além dos laços comerciais, a empresa no momento de maior crise do setor, saiu na frente e inicia a campanha “Pró-álcool, Pró-cana, Pró-Brasil”, depois, incentivou a substituição dos carros à gasolina por veículos movidos a álcool, fazendo a renovação de toda a frota da equipe. Duas novas grandes ações públicas ganhariam manchete dos principais jornais em favor do segmento sucroalcooleiro. Em agosto de 1998, em conjunto com a Usina Cocal, a FMC organizou um encontro de municípios ligados ao setor. No final do mesmo ano, em dezembro, a FMC voltou às ruas e, em conjunto com a Câmara Municipal da Araras, organizou uma manifestação pacífica em prol do segmento. Em julho de 99, a crise do setor atinge seu ponto máximo e a FMC se une ao setor na volta por cima. O apoio materializa-se por meio do PMA – Programa Master em Agribusiness, que busca a profissionalização do setor, focando em uso de mais tecnologia; novas ferramentas de gerenciamento; uma visão mais ampla do negócio; uso racional dos recursos disponíveis.

Depois de altos e baixos, em 2000, a oferta diminui devido aos baixos investimentos em produtividade e à forte seca nos canaviais. O resultado: os preços do açúcar e álcool melhoram. Se os trabalhos pela recuperação do setor nos bastidores diminuíram, no campo, a FMC dava seqüência ao desenvolvimento de novas soluções para a recuperação de soqueiras e para o controle das cigarrinhas. Em setembro, a falta de perspectivas para a produção faz cair o preço da cana. Aumentar a produtividade virou uma questão primordial. A FMC sai na frente para resolver a equação custo/benefício. São soluções que até hoje os produtores não se esquecem, pois garantem eficácia e baixo custo. Nesta história de parceria surgiram o Sinerge, Boral, Furadan, Talstar e recentemente, o Discover. “A FMC oferece uma gama extensa de produtos de qualidade para o setor canavieiro, de forma a alavancar safras cada vez mais produtivas e que possam colaborar constantemente para o crescimento do nosso agronegócio”, afirma Marcelo Magurno, Gerente da Regional Cana da FMC.

Sobre a FMC Agricultural Products

A FMC Química – uma das maiores corporações dos Estados Unidos – produz e comercializa no Brasil, por meio de sua divisão FMC Agricultural Products, herbicidas e inseticidas para culturas diversas, como arroz irrigado e de terras altas (sequeiro), algodão, cana-de-açúcar, milho e soja, entre outras. A empresa tem fábrica em Uberaba (MG), foi fundada em 1979 e é hoje uma das mais competitivas do setor. Atualmente, a FMC Agricultural Products possui escritórios em Campinas (SP) e cinco centros de distribuição estrategicamente localizados em Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Ribeirão Preto (SP), Cachoeirinha (RS) e Londrina (PR), importantes pólos de produção agrícola do Brasil. A empresa possui cerca de 350 colaboradores (efetivos, terceirizados e temporários), dos quais a maior parte atua diretamente no campo, nas principais regiões agrícolas do país, em contato direto e estreito com os agricultores e distribuidores.

Com faturamento anual de US$ 220 milhões (2005), a FMC é focada em nichos de mercado nos quais a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar. Um dos resultados desta política de gestão é que a empresa foi, pela quinta vez, escolhida pelas Revistas Exame/Você SA como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar”.

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