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Clio, Fox e 206 nem parecem ter motor 1.0

Os “populares” têm fama de não andar. Mas, ao exigir 14,3s para chegar aos 100 km/h, o Renault Clio mostrou que não é bem assim. O Volkswagen Fox e o Peugeot 206, que usa o mesmo motor do Clio, também têm bom desempenho. O Fiat Palio 1.3 leva 16,14s, e o Citroën C3 1.4, 14,23s.

Cabe registrar que o Clio foi o único modelo testado com duas portas, o que o deixa mais leve. Ele pesa 860 kg. O mais pesado é o Chevrolet Corsa, com 1.015 kg.

O álcool dá um fôlego extra ao Volkswagen Fox, que chega lá em 15,03s -com gasolina são 15,32s. E, com a cotação do barril do petróleo batendo recordes, é sempre um bom negócio abastecer com o derivado da cana-de-açúcar.

O Fox consome um litro de álcool a cada 9 km rodados, boa média, levando-se em conta que o Corsa faz, a gasolina, 11 km/l. Outro ponto positivo do VW é oferecer bancos traseiros deslizantes, algo visto em carros maiores.

Espaço atrás é um dos aspectos fracos do 206. Apesar de só ser mais barato que o Corsa -o preço cai para R$ 23.490 quando vendido pela internet-, não é o mais completo. Perde para o Clio em equipamentos de série -não tem, por exemplo, airbag-, mas oferece itens como desembaçador do vidro traseiro e coluna de direção regulável.

Além disso, pintura metálica, ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e trava elétricos saem mais em conta no modelo da Peugeot: R$ 5.350, contra R$ 7.585 cobrados pela Chevrolet. As duas montadoras de origem francesa vendem o que seriam opcionais -incluindo vidros- como acessórios nas concessionárias, o que exige boa pesquisa de preços.

Aliás, preço é a aposta da Fiat para vender o 1.0 mais lento e menos ágil. Disponível apenas com duas portas, a opção mais simples do Palio custa R$ 22.620. A versão ELX passa para R$ 23.720 e oferece opcionais exclusivos, como toca-MP3, faróis com acendimento automático e limpador de pára-brisa com sensor de chuva.

Pacote

Com uma lista de equipamentos de série bem simples, o Corsa consegue ser mais caro que o Clio. Pior: seus opcionais são vendidos em pacotes -quem quiser airbag terá de pagar R$ 10.515, contra os R$ 2.014 que a Fiat cobra pelo equipamento. Para ter direção hidráulica, o Chevrolet precisa incluir outros 14 itens, como luz no porta-malas e no porta-luvas.

Na retomada de 40 a 100 km/h, em quarta marcha, o Corsa é quase sete segundos mais lento que o Clio (17,67s contra 24,07s). Em compensação, o Chevrolet é o “popular” mais bem acabado.

Clio e Fox têm a porta toda de plástico -no Renault, é possível ver marcas de onde estariam botões de acionamento de vidros e trava elétricos. (JAA)

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