A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou sua metodologia para contabilizar e reportar a redução de emissões associada ao uso de combustível de aviação sustentável (SAF) pelas empresas aéreas.
O SAF é um componente essencial dos planos das empresas aéreas para atingir zero emissão líquida de carbono até 2050.
O que é a metodologia da associação de aéreas
- A metodologia atende à necessidade de garantir que a contribuição do SAF para a descarbonização da aviação seja contabilizada de forma precisa, consistente e transparente.
- Essa publicação é uma etapa fundamental na preparação do SAF Registry (Registro SAF) da IATA, que deve ser lançado em abril de 2025.
- O SAF Registry da IATA terá um papel fundamental na criação de um mercado global de SAF funcional.
“Abordagem consistente”, diz representante da associação de aéreas
“A metodologia fornecerá uma abordagem consistente para contabilizar os benefícios ambientais das compras de SAF, independentemente da localização”, destaca, em nota, Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA.
“Este é um componente essencial do SAF Registry da IATA que será lançado em breve, permitindo que as empresas aéreas tenham benefícios com o SAF enquanto cumprem com suas obrigações regulatórias e voluntárias, independentemente de onde o SAF for utilizado.”
Prossegue: “a transparência de uma metodologia padrão global publicada trará a confiança de que o SAF Registry é robusto e justo, sem dupla contagem. Isso é essencial para criar um mercado global de SAF funcional.”
Principais recursos da metodologia:
- Cálculos de emissões baseados nas compras de SAF, independentemente da cadeia de custódia usada e dos locais de uso do SAF, alinhando-se à abordagem CORSIA da OACI.
- Fatores de emissões opcionais tank-to-wake (TTW) ou well-to-wake (WTW) para atender a vários requisitos regulatórios e voluntários.
- Abordagem de contabilização consistente para atender às necessidades de conformidade regulatória e voluntária.
- Nenhum pré-julgamento de decisões de adicionalidade1 da empresa que relatar as emissões associadas ao uso de SAF, desde que não ocorra contagem dupla na contabilização da redução de emissões associada ao SAF.
- Orientação para redução de emissões com o uso de SAF em cálculos por passageiro e por remessa de carga.
- Princípios fundamentais:
- Igualdade na contabilização do SAF.
- Prevenção de contagem dupla.
- Integridade das informações ambientais e relatórios elaborados.
- Dados transparentes e verificáveis.
A metodologia da IATA de contabilização e relatório do uso de SAF foi desenvolvida com a colaboração de mais de 40 especialistas de empresas aéreas em todo o mundo, independente de matéria-prima de combustível ou tecnologia.
Além disso, a metodologia complementa os sistemas internacionais atuais e reforça a consistência sem duplicar esforços.