JornalCana

Clima seco acelera safra no Centro-Sul

Clima seco praticamente não gerou qualquer interrupção das atividades de colheita
Clima seco praticamente não gerou qualquer interrupção das atividades de colheita

A moagem de cana no Centro-Sul do País atingiu 202,94 milhões de toneladas até 1º de junho, de acordo com dados divulgados pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar nesta quinta-feira, 11 de julho. Na última safra, o valor havia sido 182,74 milhões de toneladas , gerando aumento de 11,05%.

Já na segunda quinzena de junho, o valor foi de 44,05 milhões de toneladas. Com isso, o volume processado no mês alcançou 85,59 milhões de toneladas, crescimento de 31,57% em relação ao valor registrado em junho de 2013 (65,06 milhões de toneladas).

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, fala sobre os resultados. “A comparação dos dados apurados entre os meses de junho deste ano com o do ano passado deve ser feita com cautela. No último ciclo, as chuvas intensas e o aumento no número de dias parados pelas usinas impactaram severamente a colheita. Neste ano, entretanto, o cenário foi oposto: o clima seco praticamente não gerou qualquer interrupção das atividades de colheita da cana”, afirmou.

O representante diz ainda que o clima excessivamente seco tem preocupado os produtores devido à expressiva queda no rendimento dos canaviais que vem sendo colhidos. “Ainda não concluímos as estatísticas referentes à produtividade agrícola de junho, mas já podemos afirmar que ao final desta safra ela deverá ficar aquém daquela inicialmente prevista, com prejuízo à oferta de cana-de-açúcar e possível antecipação do término da moagem em várias regiões produtoras”.

ATR

Ainda de acordo com a Unica, como reflexo do menor índice pluviométrico, a concentração de ATR – Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana atingiu 134,70 kg na segunda metade de junho, elevação de 4,46% quando comparado aos 128,95 kg verificados na mesma quinzena de 2013. No acumulado até 1º de julho, o teor de ATR alcançou 124,47 kg por tonelada, ante os 123,01 kg registrados em igual período do último ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram