JornalCana

Clima melhora estimativa da safra 2022/23 de cana no Centro-Sul

A estimativa é que a moagem fique em 565,3 milhões de toneladas

As condições climáticas no Centro-Sul do Brasil e a possibilidade de redução de impostos de combustíveis estão no radar da safra 2022/23 de cana-de-açúcar. De acordo com a analista da StoneX, Rafaela Souza, para safra de 2021/22, o clima foi muito prejudicial para a cultura.

Rafaela disse que nesta temporada, a moagem deve ficar em 526,7 milhões de toneladas, o pior desempenho desde a safra 2011/12. No entanto, para a próxima temporada, a estimativa é de 565,3 milhões de toneladas. “Desde outubro do ano passado tem chovido muito mais, inclusive em janeiro deste ano, as precipitações superaram a normalidade em 30%. Então a gente espera uma recuperação produtiva para o próximo ano”, justificou.

LEIA MAIS > Para especialistas a safra 2022/23 será de recuperação

Para a analista uma eventual redução dos impostos sobre os combustíveis deve reforçar o mix mais açucareiro para a próxima safra. “Realmente se tivesse a redução de imposto, sim. O que acontece hoje é que os tributos federais sobre a gasolina são maiores em relação ao etanol. Então se tiver os impostos zerados, a gasolina vai ganhar produtividade”, elucidou.

A especialista afirmou ainda que a paridade entre o etanol e a gasolina nos postos, atualmente, está em 75,2 %, e se não tiver mais os impostos federais, a paridade iria para cima de 81%, ou seja, a gasolina ganhará ainda mais competitividade em relação ao etanol.

“É algo para ficar de olho porque a nossa expectativa já é de mix mais açucareiro e o consumo de combustíveis já se encontra muito arrefecido. Com o etanol ainda menos competitivo, tende a reforçar com a maximização ainda maior do mix açucareiro na próxima safra. Mas é claro a gente vai precisar acompanhar essa medida e ver se ela realmente vai ser efetivada”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram