JornalCana

Clima bom para cana-de-açúcar e cereais

A deficiência hídrica dos últimos três anos prejudicou a agricultura como um todo. Desde o fim do ano passado, com a melhora dos índices pluviométricos, houve recuperação. A avaliação é do diretor técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Jaú, João André Miranda de Almeida Prado.

Ele cita, contudo, que as chuvas de janeiro, apesar de volumosas, foram concentradas em poucos dias, ou seja, choveu bastante em poucas datas, o que preocupou alguns produtores rurais.

“Ainda não está em um regime melhor, no nível dos últimos 20 ou 30 anos, mas melhorou”, diz Prado. Ele menciona que, para os produtores de cana, chuvas prolongadas não são interessantes, pois prejudicam o trabalho.

“Até agora, não se pode dizer que houve prejuízo. O clima está bom para cana e cereais, como milho, soja e amendoim”, diz o diretor técnico da Cati.

Raízes

A cana, menos dependente da chuva por ter mais resistência à falta de água, não é tão impactada pelos períodos de seca. Já os cereais têm plantas mais delicadas e raízes menores, com dependência maior das chuvas.

Por isso, uma dica é que os produtores de cereais se preparem para projetos de irrigação. A região tem diversos rios, como o Tietê, o Jacaré-Pepira e o Jaú, que possibilitariam esses projetos. O custo, contudo, é alto, e produtores vizinhos poderiam se associar para fazer financiamentos conjuntos e reduzir valores. (MO)

Fonte: (Comércio do Jahu)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram