JornalCana

Clima altera previsão da safra de cana 02/03 da Região Centro-Sul

Uma safra com cana de melhor qualidade e com quantidade inferior a

A evolução da safra 02/03 da região Centro-Sul do Brasil, com 50% da matéria-prima já colhida, permite uma avaliação mais precisa dos seus números finais.

Em razão de fatores climáticos – precipitações pluviométricas e seca, houve uma inversão das expectativas iniciais informadas na coletiva de 28 de fevereiro.

Na ocasião a Unica – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo havia estimado um aumento de 11,5% na oferta de cana e uma queda de 1,5% na sua qualidade. Isto implicava numa safra com 272 milhões de toneladas de cana, 28 milhões de toneladas a mais do que a safra anterior, de 244 milhões de toneladas.

Feitas as devidas revisões com base na posição real de safra de 01 de agosto e utilizando-se de comparações com as últimas 4 safras, o Departamento de Planejamento e Economia da entidade entende que esta safra deverá ter menos cana do que a previsão inicial e uma qualidade de matéria-superior a estimada. Em relação a quantidade de cana estima-se uma safra entre 264 a 270 milhões de toneladas, com um crescimento de 9% em relação a safra anterior, 2,5% menos que a previsão inicial de 272 milhões de toneladas. A qualidade da matéria-prima deverá ser superior em 1,0% em relação à ultima safra e 2,5% superior à previsão inicial que apresentava nesse requisito uma expectativa de queda de 1,5%.

Lembramos que esta margem (264 a 270 milhões de toneladas) na previsão de cana se deve ao fato de que a cana a ser colhida foi a mais castigada por fatores climáticos, o que nos obriga a trabalhar com uma certa flexibilidade na estimativa. Esta flexibilidade, porém, tem um critério objetivo: fixamos números intermediários entre as safras 98/99 e 99/00, comportamento indicado pelo cruzamento dos questionários enviados as usinas com os dados históricos.

Partindo destas estimativas de cana a Unica acredita no seguinte cenário para açúcar e álcool da safra 02/03 na Região Centro-Sul do Brasil:

Produção de açúcar – de 17,3 a 17,5 milhões de toneladas

Exportação de açúcar – de 10,0 a 10,3 milhões de toneladas

Produção de álcool – 11,2 bilhões de litros

Exportação de álcool – 450 milhões litros

Mix de produção – 47,5% a 48,0% da cana destinada para açúcar e de 52,0% a 52,5% destinado ao álcool

O presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho, acredita que esses números dão tranqüilidade no que diz respeito ao abastecimento pleno dos mercados internos de açúcar e de álcool, além de permitir que o Brasil continue a ocupar os espaços no mercado internacional de açúcar e se posicione também no mercado internacional de álcool. “Mais uma vez o setor produtivo está demonstrando sua maturidade e capacidade de autogestão. Esse é o melhor aval à sociedade para que ela confie na capacidade setorial de atender plenamente seus mercados”. (Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram