JornalCana

Clima afeta safra 10/11 de cana; projeção de etanol cai

Condições climáticas adversas afetaram a produção de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil em 2010/11, e a moagem ficará abaixo das projeções anteriores, com a estimativa de fabricação de etanol também sendo reduzida, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A moagem no centro-sul deverá somar 560 milhões de toneladas na safra 2010/11, número inferior ao projetado em agosto, de 570,2 milhões de toneladas, informou a Unica, entidade que reúne as usinas da região que responde por cerca de 90 por cento da produção de cana do país.

De acordo com a Unica, a revisão ocorre por conta do tempo seco que afetou a região produtora ao longo deste ano. E com a chegada das chuvas tradicionais de dezembro, mesmo essa moagem de 560 milhões de toneladas está ameaçada, segundo o diretor-técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.

“Nesse cenário de queda de produtividade, final precoce de safra em muitas regiões e início de chuvas de final de ano, será muito difícil atingirmos 560 milhões de toneladas”, declarou Pádua nesta terça-feira, segundo comunicado.

A moagem de cana na segunda quinzena de novembro despencou 28 por cento na comparação com o mesmo intervalo de 2009, para 18 milhões de toneladas, segundo a Unica.

E a moagem no acumulado da safra até 1o de dezembro ficou em 543,67 milhões de toneladas, aumento de 8,9 por cento ante mesmo intervalo do ano passado.

“A queda na disponibilidade de matéria-prima foi tão grande que o volume de cana processado até o momento é praticamente o mesmo observado em toda a safra passada, portanto, o crescimento da moagem na atual safra será determinado pela pouca cana a ser processada nas próximas quinzenas”, acrescentou o diretor-técnico.

Inicialmente, a Unica previa uma moagem para o centro-sul de 595,9 milhões de toneladas.

Na safra passada, a moagem do centro-sul do Brasil somou 541,2 milhões de toneladas.

A Unica informou ainda que cerca de 140 usinas do centro-sul tinham concluído a moagem de cana no ciclo 2010/11 até o dia 1o de dezembro, versus 25 em mesma data do ano passado.

ETANOL

A produção de etanol até o dia 1o de dezembro totalizou 24,7 bilhões de litros na temporada 2010/11, um acréscimo de 14 por cento ante igual período do ciclo anterior, apontou a entidade.

Do total produzido de etanol, 17,51 bilhões de litros foram de etanol hidratado e 7,21 de etanol anidro.

Mas em meio aos problemas climáticos e à destinação de um volume maior de cana para a produção de açúcar em relação a 2009/10, a previsão da produção de etanol da região foi reduzida pela Unica nesta terça-feira para 25,5 bilhões de litros, ante 26,4 bilhões de litros na projeção realizada em agosto.

Na temporada passada, o centro-sul produziu 23,7 bilhões de litros.

De acordo com o diretor-técnico da Unica, a produção de etanol divulgada para a segunda quinzena de novembro incorpora os volumes do hidratado que foram desidratados nos últimos meses e convertidos em etanol anidro.

“Esse volume de etanol anidro dá mais tranquilidade ao abastecimento da entressafra e exemplifica como os sinais de mercado foram suficientes para o estímulo da produção do produto”, explicou.

AÇÚCAR

Ainda de acordo com a Unica, a produção de açúcar até 1o de dezembro atingiu 33,02 milhões de toneladas, com um aumento de 20,4 por cento sobre o mesmo período do ciclo anterior.

Dessa forma, a estimativa de produção ao final de safra foi mantida ante levantamento de agosto em 33,7 milhões de toneladas, em meio a preços elevados no mercado internacional.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram