Usinas

Clealco soluciona cerca de 80% da dívida em recuperação judicial

Companhia eleva moagem em mais de 70% em três safras

Clealco soluciona cerca de 80% da dívida em recuperação judicial

O Grupo Clealco anunciou nesta segunda-feira (22), o closing de uma transação que marca definitivamente sua reestruturação, possibilitando à companhia solucionar quase na totalidade a dívida em recuperação judicial e garantindo a manutenção de sua capacidade produtiva sem a necessidade de vender UPIs (Unidades Produtoras Independentes).

Na transação, já homologada nos autos da RJ, a Clealco obteve via DIP Finance valor que contempla cerca de 80% do referido passivo, e terá cinco anos para liquidação do crédito, considerando um período inicial de carência.

A negociação durou aproximadamente dois anos e foi conduzida pelo management da Clealco conjuntamente com a área de finanças corporativas da Czarnikow Group, contratada para buscar junto à Companhia alternativas definitivas para o seu endividamento, em linha com o Plano de Recuperação Judicial aditado em junho/20.

LEIA MAIS > CANABIO23 promete uma imersão no mundo da cana regenerativa

Este é o ápice do processo de transformação da Clealco, que em uma ampla estratégia de reestruturação retomou a rentabilidade da empresa, alcançando resultados históricos que somam mais de R$ 350 milhões em lucro líquido nos últimos três exercícios.

A transação consolida o atual modelo de gestão da empresa, norteado por uma cultura de valorização e desenvolvimento de pessoas, e na construção e implementação de ações focadas na excelência operacional, geração de valor e sustentabilidade do negócio.

Gustavo Henrique Rodrigues, CEO do grupo, destaca que “a trajetória recente de superação da Clealco será uma referência de verdadeira e rápida recuperação, onde saímos de um cenário operacional e financeiro extremamente crítico para a conclusão de uma transação que reduz expressivamente a alavancagem financeira da empresa, possibilitando novos avanços que garantam um crescimento sustentável”.

LEIA MAIS > ISO: o superávit de 2022/23 cai para 0,852 milhão de toneladas de açúcar

“A Czarnikow tem muito orgulho de ter assessorado a Clealco nesta transação transformacional. Seguiremos apoiando a companhia e seus acionistas neste novo ciclo que promete ser muito positivo”, destaca Fernando Soares, Senior Manager da Czarnikow Group.

“A Clealco tem como grande diferencial as pessoas, um time que teve papel decisivo nesta transformação, se destacando pela competência, engajamento e pelo exemplo de resiliência. O sentimento de corresponsabilidade que permeou nossas ações ao longo dos últimos anos fez com que a Clealco se fortalecesse frente às adversidades e registrasse sucessivos resultados recordes. Somase ainda a integridade e transparência que sempre tivemos junto aos stakeholders, mantendo uma forte relação com os parceiros, em especial os produtores de cana-de-açúcar”, destaca Rodrigues.

Na safra atual, a Clealco irá incrementar sua moagem chegando a sete milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume que supera em mais de 70% o atingido na safra 19/20, quando ainda estruturava-se o aditamento ao seu Plano de Recuperação Judicial, atingindo assim a capacidade efetiva das plantas industriais.

“Com a contínua evolução de performance que temos alcançado nas operações e a manutenção da geração de caixa em alto patamar, estamos plenamente confiantes de que este marco da nossa transformação vai nos impulsionar a ser ainda maiores”, conclui.

LEIA MAIS > Clealco soluciona cerca de 80% da dívida em recuperação judicial

Nova marca é símbolo da transformação da Clealco e reflete sua perpetuidade

Frente a este histórico momento, que simboliza a transformação e a perpetuidade da Clealco, a marca da empresa foi modernizada pela primeira vez em 42 anos, em um amplo projeto de rebrand.

A nova marca preserva as cores originais que são fortes características da Clealco, e que foram escolhidas pelos fundadores por representarem a energia e a paixão pela companhia, além de atualizar elementos visuais importantes, transmitindo leveza, inovação e dinamismo ao símbolo do grupo.

“A nova marca da Clealco valoriza a coragem e pioneirismo, perseverança e resiliência dos seus fundadores, reconhecendo também o legado que tem sido mantido de forma veemente pelos atuais conselheiros de Administração da companhia; ao mesmo tempo, reflete a transformação e o propósito do negócio. Liderar o time Clealco neste caminho de desenvolvimento e sucesso são motivos de enorme orgulho, e não poderia haver momento melhor para modernizarmos nossa marca”, ressalta o CEO.

Banner Revistas Mobile