JornalCana

Classificação de aço inox

A classificação do aço inox se dá através de suas ligas, que são compostas por vários elementos químicos, principalmente pelos teores de Carbono (C), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo) entre outros e, também pelos tratamentos mecânicos e térmicos efetuados no material, e é desta composição se são classificados os Aço Inox entre: martensíticos, austeníticos e ferrítico.

Os Austeníticos são muito utilizado em peças que necessitem de resistência à corrosão ou em equipamentos químicos, usado também como resistente ao calor devido a boa resistência a oxidação e amolecimento em altas temperaturas.

Os Martensíticos tem capacidade de endurecimento ao se esfriar rapidamente de altas temperaturas. O revenimento em temperatura adequada possibilita a obtenção de uma faixa larga de dureza, resistência, deformabilidade e tenacidade. Boa resistência à oxidação em meio atmosférico, sem perder dureza até 500ºC, podendo assim, ser utilizado como resistente ao calor.

Os Ferríticos são mais inoxidáveis que os aços inoxidáveis martensítico em soluções oxidantes ou em meios atmosféricos. Em qualquer condição, como a maioria da sua estrutura é ferrítica (macia), tem boa capacidade de conformação a frio.

A Andrade Inox é uma empresa especializada em Aço Inox, que atua há quase uma década no mercado brasileiro, localizada em Piracicaba, mas atende todo o país. Com base nas normas da ASTM, aplica tecnologia própria para atender às necessidades dos mais diversos setores da economia, tais como: sucroalcooleiro, de papel e celulose, químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, têxtil, de lacticínio, siderúrgico, naval, petrolífero e de fertilizante.

Associando a qualidade da matéria-prima utilizada à mão-de-obra especializada e aos equipamentos de última geração, a Andrade Inox conquistou uma certificação que garante a qualidade dos produtos que comercializa, e ainda, conta com o atendimento de uma equipe especializada na assistência técnica em inoxidáveis.

Preocupada em atender com eficiência e rapidez à demanda do mercado, a Andrade Inox mantém um estoque completo de tubos, chapas e conexões para pronta entrega e à revenda, com o compromisso do cumprimento rigoroso do prazo de entrega.

A Andrade Inox industrializa e distribui Aço Inox nas ligas 304, 304L, 316, 316L, 420, 430, 444 em chapas, chapas perfuradas, maciços redondos, maciços sextavados, cantoneiras laminadas, dobradas, barras chatas em todas as espessuras, além de comercializar sucatas em geral.

A empresa tem fabricação própria, ainda, pelos seguintes produtos e serviços: tubos, tubos laminados, curvas, curvas tubulares, conexões, roscas transportadoras sem fim, tanques, trocadores de calor, estruturas metálicas, colunas para destilação, esteiras transportadoras, elevadores, caldeiraria em geral, especializada em corte e dobra, corte a plasma, entre outros.

Os Benefícios para quem utiliza materiais em Aço Inox são: alta resistência à corrosão, resistência mecânica elevada, facilidade de limpeza, baixa rugosidade superficial, aparência higiênica, mantém suas propriedades mesmo quando submetido as elevadas temperaturas e as baixas temperaturas (criogênicos), acabamentos superficiais e formas variadas, modernidade e leveza, relação custo/benefício favorável, baixo custo de manutenção, e ainda o Aço Inox é um material reciclável.

Apesar de todos os benefícios dos produtos feitos em Aço Inox, a Andrade Inox recomenda certos cuidados para preservação do seu material, como:

Não utilizar ácidos e produtos químicos para piscinas, ácidos de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares, pois danificam a superfície do Aço Inox.

Os alvejantes e a água sanitária podem ser utilizados ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações recomendadas. Também use água, entre fria e morna, ao invés de água quente ou fervendo. Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados em casos extremos, pois podem prejudicar a superfície do Aço Inox.

Evite o contato prolongado com soluções altamente concentradas de sal, principalmente a altas temperaturas.

Não deixe artigos de aço comum em contato com o Aço Inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças devem ser enxaguadas com água em abundância.

Como especialistas em Aço Inox, a Andrade Inox fica a sua disposição para qualquer tipo de informação, dúvida e cotação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram