JornalCana

Civilização do Açucar é novo roteiro nordestino

RIO DE JANEIRO – A expressão a moça ficou para o caritó, que tem origem o século XVI, ainda é usada no interior do Nordeste brasileiro e significa que ela deixou o tempo passar e ficou solteira. O sentido da expressão é compreendido quando se conhece a construção peculiar da casa grande dos antigos engenhos de açúcar. O quarto da moça (caritó) era construído sem janelas e com passagem única e obrigatória pelo quarto dos pais. Dessa forma, ficava mais fácil vigiar as donzelas, evitando que elas cedessem aos arroubos dos pretendentes.

Com a estruturação do novo roteiro batizado de ‘Civilização do Açúcar’, essas e outras curiosidades do Brasil Colonial estão ao alcance dos turistas. Paraíba, Pernambuco e Alagoas são os três estados unificados por esta proposta e que abrange mais de 20 municípios. A idéia é interiorizar as visitas, mostrando que esses lugares tem mais a oferecer além do tradicional segmento ‘Sol e Praia’.

Cada um desses estados mostra uma etapa diferente do ciclo do açúcar. Em Pernambuco estão os chamados ‘engenhos de fogo morto’, onde não há mais qualquer atividade econômica. Em compensação, estão lá as estruturas mais bem conservadas, mantendo a caracterização do ambiente tanto da casa grande como da senzala e onde os visitantes são recebidos por pessoas vestidas a caráter.

Na Paraíba, a grande atração é visitar os ‘engenhos de fogo vivo’, onde os turistas podem acompanhar a produção de produtos como cachaça e rapadura. Todo o processo de fabricação é explicado em detalhes e a visita inclui degustação.

A evolução dos engenhos pode ser conferida em Alagoas. Os turistas visitam complexos com maquinários modernos onde são produzidos açúcar e álcool. Em todos os Estados, além da degustação, os visitantes podem usufruir da hospitalidade local com refeição e alojamento, caso desejem.

“Este tipo de roteiro permite que os engenhos sejam reconhecidos pelas características que nunca perderam. Assim, os turistas podem vivenciar experiências enriquecedoras, visitar o interior desses estados, ao mesmo tempo em que conhece a história de cada um deles”, argumenta a gestora do projeto do Sebrae de Pernambuco, Izabel Francisca.

A ‘Civilização do Açúcar’ faz parte da nova geração de roteiros que inclui ainda: ‘Aparados da Serra’ , região dos cânions no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; ‘Roteiro integrado do Sudeste’, quatro rodovias federais que interligam os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; ‘Travessia do Pantanal, que abrange municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Rota 174, rodovia federal que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR).

Lançadas no 4º Salão de Turismo realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho, estas rotas são resultado da segunda fase do acordo fechado entre o Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional e Embratur que implementou a Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, que já conta com outros cinco outros roteiros já implantados.

“A apresentação destes roteiros no Salão confere visibilidade a estes novos roteiros, fortalece o trabalho que já está sendo desenvolvido e acelera sua estruturação como produto turístico qualificado”, avalia o coordenador nacional da carteira de projetos de turismo do Sebrae Nacional, Dival Schmidt.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram