JornalCana

Cinza de bagaço vira matéria-prima para produção de tijolos em AL

Duas estudantes alagoanas resolveram combinar o uso de terra com 4 a 6% da massa total formada por cinza de bagaço de cana-de-açúcar na produção de ‘tijolos solo-cimento’, com resultados positivos. O projeto é desenvolvido pela equipe das estudantes Samantha Ferreira de Mendonça e Taísa Tenório, do Curso de Edificações do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) sob a orientação da tecnóloga em construções e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, Sheyla Marques. Segundo elas, além de reduzir os impactos ambientais, o produto final terá um custo mais acessível e maior resistência, segundo testes recém realizados. O trabalho já recebeu algumas premiações, como a medalha de bronze, na categoria Projeto de Engenharia Civil, do Genius Olympiad, nos EUA, e foi destaque do Encontro Juvenil de Ciências, em Portugal.

img10350

Divulgação UFAL

A orientadora Sheyla revela que o trabalho é resultado de três anos de pesquisa e tem um objetivo socioambiental. “O objetivo principal hoje é capacitar famílias da comunidade quilombola de Palmeiras dos Índios na produção dos tijolos. Recebemos a doação de uma prensa que poderemos levar para lá até o mês de abril. O objetivo é auxiliar cerca de 150 famílias que vivem em moradias feitas de lona e palha”, informa.

Durante a pesquisa, a equipe da IFAL descobriu que para atingir o equilíbrio na composição do produto, é necessário que o solo tenha 75% de areia e 25% de argila, além de até 6% da massa total com cinza de bagaço da cana-de-açúcar, já que esse subproduto da cana substitui parcialmente o cimento na composição do tijolo. “Verificamos que com sua presença a resistência do tijolo chega a ser três vezes maior do que o convencional devido a presença da sílica, que é também é um componente do cimento, responsável pela liga do material e pelo endurecimento”, explica.

Samantha Ferreira de Mendonça explica que o que a motivou a participar do projeto foi reconhecer a necessidade das comunidades carentes da região onde vive. (Fonte: Editora Horizonte)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram