O potencial de redução de custo de manutenção, consumo de energia e aumento de eficiência, a partir do uso da tecnologia digital, já indicados por estudos foram evidenciado durante o Webinar JornalCana USINA 4.0 – A Transformação Digital da Indústria realizado pelo JornalCana nesta quarta-feira (8).
Com mais de dois mil acessos, o evento digital, que teve moderação de Josias Messias, presidente da ProCana Brasil, trouxe cases que mostraram como a inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e outras tecnologias integradas estão possibilitando uma gestão melhor e mais qualidade nos resultados das usinas.
O webinar foi patrocinado pela S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas e pela Pró-Usinas, uma empresa do Grupo ProCana focada em trazer tecnologia que gera resultados para as usinas.
Alexandre Menezes, gerente de divisão industrial do Grupo Pedra Agroindustrial, apresentou os projetos recentes que consolidaram a implantação da Indústria 4.0 na companhia, que administra três unidades no estado paulista: Pedra, Buriti e Ipê.
Nas unidades, entre outros softwares, usam o S-PAA Soteica com laço fechado. “O S-PAA traz ganhos onde a usina tem mais dificuldade, no nosso caso, iniciamos pela unidade Pedra por ser uma planta mais complexa na geração de vapor e os resultados foram fantásticos”, disse.
Fábio Ramos, gerente Executivo Administrativo da Bevap, afirmou que o uso da tecnologia passou a ser essencial para a sobrevivência da indústria, principalmente para enfrentar os desafios gerados pela pandemia.
Na usina, que já nasceu automatizada, o uso da big data tem contribuído muito para os bons resultados alcançados. “Hoje usamos na Bevap um Big Data híbrido que trabalha no sistema on-primese e nesse ambiente consolidamos os dados da automação industrial, dados dos sistemas automatizados, dados de sensoriamento, dados de sistemas de gestão. Todos são automatizados online o que trouxe melhoria na extração, na geração de vapor e eficiência industrial, entre outros”, contou.
Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro, deu detalhes sobre como deve-se implantar uma indústria 4.0, iniciando pela mão de obra qualificada, essencial para o resultado do processo. Ele abordou temas envolvendo estrutura da automação e deu dicas para alavancar e maximizar a produção de uma unidade. “É possível fazer muitos sensores na indústria sem gastar muito dinheiro”, advertiu.
“A Usina Pitangueiras vem em um processo de implantação da inteligência artificial nos últimos sete anos. Foi a primeira usina do Estado de São Paulo a implementar o software de otimização em tempo real S-PAA, na destilaria e na moenda, o que vem proporcionando ganhos significativos para a companhia”, disse João Henrique de Andrade, diretor vice-presidente da Usina Pitangueiras.
No webinar, o executivo apresentou resultados da utilização do sistema de RTO na unidade e outros indicadores que confirmam a melhora na eficiência de extração da moenda.
O diretor da Soteica do Brasil, Nelson Nakamura, detalhou os passos para se chegar a uma Indústria 4.0, lembrando que uma Usina 4.0 pode reduzir custos de manutenção entre 10% a 40%, reduzir o consumo de energia em até 25%, como também pode aumentar a eficiência e produtividade do trabalho em até 25%.
“Atuação em tempo real é uma caracterização de uma usina 4.0 e o RTO é quem vai determinar quais os “set point” tem que se buscar para ter ganho de receita, lucro e redução de custo”, disse o engenheiro mecânico.
Nakamura explicou também os procedimentos para a implementação do S-PAA. “Não é preciso fazer grandes investimentos em melhorias de equipamentos, fazer sintonia de malha, substituir PID´S por controle avançados em todos os setores. O importante é capturar, no primeiro momento, ganhos com o que você tem. A inteligência ajuda a ter resultados a curto prazo”, concluiu.
Assista o webinar aqui.
Live GENTE 4.0
Quem vai liderar a jornada de alta produtividade, eficiência e competitividade nas usinas
Live Ao Vivo com Josias Messias E Participação Especial de Beatriz Resende, consultora organizacional e conselheira de carreira com larga experiência em usinas. Fundadora da Dra. Empresa – Consultoria Empresarial
Hoje (9 de julho) às 18h30, também no canal do YouTube do JornalCana.
Quem se inscreve no Webinar automaticamente estará inscrito para assistir a Live GENTE 4.0.
Clique e garanta sua inscrição aqui.