Mercado

Chuvas provocam o dobro de paradas nessa safra e queda de ATR

img2552

A chuva atípica do mês de junho apesar de ter aliviado em partes o futuro produtivo da cana do Centro-Sul, provocou o dobro de atrasos, transtornos e queda de ATR. Dados da Unica comprovam que aoperacionalização da colheita da cana-de-açúcar foi prejudicada pelo alto volume de chuvas, que, nos últimos 15 dias de junho, ultrapassaram 100 milímetros em tradicionais municípios canavieiros paulistas.

Segundo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o número de dias de moagem perdidos pelas usinas aumentou significativamente em junho pois em média, as unidades amostradas registraram 11 dias de paralisação este ano, ante cinco (5) dias verificados no mesmo mês de 2011, segundo a Unica.

A Unica informa em seu boletim que nos últimos 15 dias de junho, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu 124,61 kg, contra 133,68 kg obtidos na mesma quinzena de 2011, fruto do reflexo do clima chuvoso.

No acumulado desde o início da safra até primeiro de julho, a concentração de ATR foi inferior em 3,88% em relação ao mesmo período do ano anterior (118,56 kg de ATR por tonelada de matéria-prima este ano contra 123,34 kg de ATR por tonelada em 2011), informa a entidade.

Banner Revistas Mobile