JornalCana

Chuvas causam prejuízos e podem atrasar safra em Pernambuco

As chuvas que estão caindo no Nordeste nos últimos dias podem atrasar o término da safra de cana-de-açúcar 2003/2004. De acordo com o Sindicato das indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE) pelo menos seis usinas localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco suspenderam a moagem em função dos problemas relacionados com as chuvas. “A cana é uma gramínea que não se dá bem com excesso de água. Tem que haver uma alternância entre chuva e sol, algo que não tem acontecido nos últimos dias. O rendimento industrial já caiu e a safra, que estava prevista para terminar no início de março, pode se estender até o final de março”, diz o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha.

Segundo ele, a malha viária foi bastante afetada e muitas estradas vicinais que atendem as usinas estão bastante prejudicadas. A dificuldade de acesso e de colheita prejudica tanto a colheita como o escoamento da matéria-prima. Nestes casos, o mais prudente é paralisar a produção até que haja uma acomodação do solo e que as estradas sejam recuperadas.

Em relação a produtividade industrial, a expectativa do Sindaçúcar é de que as chuvas dêem uma trégua e a produção possa ser retomada sem maiores empecilhos. Mas, até o momento, a produtividade industrial que chegou a 104 quilos por tonelada de cana – contra 99 quilos por tonelada na safra passada – caiu em até 1,5 quilos. “O excesso de chuvas nos canaviais gera uma descontinuidade industrial que esperamos que não afete o resultado da safra como um todo.

As chuvas que caem por todo o Estado já levaram 12 municípios do interior a declarar que se encontram em situação de emergência e outros dois em estado de calamidade pública. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), 18 pessoas morreram este mês e seis mil estão desabrigadas por conta das chuvas. Hoje, o governador em exercício, Mendonça Filho, viajou à Brasília para tentar conseguir recursos no valor de R$ 26 milhões para recuperar os danos causados pelas águas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram