JornalCana

Chuvas alavancam safra do MT

img10076

A safra canavieira do Mato Grosso poderá completar o próximo ciclo 2014/15 com os mesmos números do anterior alavancadas pelas chuvas. Em outros anos, essa notícia poderia ser ruim mas em um ano em que a estiagem aflige boa parte do Centro-Sul, segundo especialistas, essas perspectivas animam o executivo Jorge dos Santos, diretor do Sindalcool/MT, que está otimista com as chuvas. 


“Estou confiante com a próxima safra porque no estado tem chovido todas as tardes e muitas vezes até durante o dia, mas o sol permanece para ajudar os canaviais a crescerem. Acredito que a produtividade pode se manter como da safra passada em 83 toneladas por ha na média. A produção de etanol também poderá empatar em 1 bilhão de litros e 420 mil toneladas toneladas de açúcar”, confirma.

Solucionados os problemas de logística, o estado poderá se transformar no maior produtor mundial de biocombustíveis, para Jorge dos Santos. “O nosso açúcar já nasce vendido, mas não produzimos mais porque não temos mercado. Mas não podemos conquistar novos mercados com uma logística deficiente. Temos 1,5 milhão de ha degradados para serem utilizados, mas o setor sucroenergético utiliza apenas 240 mil ha porque não temos logística eficiente para o transporte da mercadoria. Estamos conversando com a Logum para saber quando o etanolduto chegará no Mato Grosso. Daí em diante tudo poderá mudar”, diz. 


Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram