JornalCana

Chuva prejudica safra de cana em Minas Gerais

A chuva afetou a colheita da cana-de-açúcar na maioria das 37 usinas sucroenergéticas em safra no estado de Minas Gerais.

“A primeira quinzena de setembro foi uma das mais baixas [em colheita, da safra 15/16] devido a chuva”, afirma Mário Campos, presidente do Siamig, sindicato que representa as usinas de cana-de-açúcar de Minas Gerais.

Confira a seguir a entrevista de Mário Campos para o Portal JornalCana.  

Campos, no MasterCana Brasil, realizado em 24/09 na capital paulista
Campos, no MasterCana Brasil, realizado em 24/09 na capital paulista

Qual o prejuízo da chuva em Minas Gerais na primeira quinzena de setembro?

Mário Campos: A chuva afetou três dias de moagem na primeira quinzena de setembro.

Isso altera a previsão de moagem?

Mário Campos – Não. No caso de Minas, dá para repor essa moagem no restante da safra.

“Nossa previsão de moer 61 milhões de toneladas de cana na 15/16 está mantida”

Como está indo a safra?

Mário Campos – Hoje [24/09] estamos 4,9% melhor do que na safra anterior. Operamos mais cana, fazendo menos açúcar e mais etanol. Até a primeira quinzena de setembro, Minas moeu 44,1 milhões de toneladas de cana. No ano passado, nesse mesmo período, foram 42,1 milhões de toneladas. Açúcar: produção de 2,2 milhões de toneladas até a primeira quinzena desse setembro, contra 2,29 milhões de toneladas em mesmo período da temporada anterior.

E o etanol?

Mário Campos – Ultrapassamos a marca de 2 bilhões de litros, contra 1,860 bilhão de litros no mesmo período da 14/15. Dos 2 bilhões de litros, 1,032 bilhão é de hidratado. Crescemos em 30% a produção de hidratado na safra em andamento. O anidro representa 693 milhões de litros dos 2 bilhões de litros.

E quanto ao ATR?

Mário Campos – Ele tem recuperado, frente ao ano passado. Já chegamos a ter quase 3% de queda ante 2014 a agora essa queda está em 1,7%. Não sei se isso continua no restante da safra, devido a previsão de chuvas e do El Niño.

A moagem da safra 15/16 entra em dezembro em Minas?

Mário Campos – Sim, entrará em dezembro. Este ano isso ocorrerá por sobra de cana. Está muito diferente: há usinas que irão entrar em dezembro e mesmo assim sobrará cana para iniciar a 16/17 mais cedo, em março.

Dá para dizer que a 16/17 começará em março?

Mário Campos – Dependerá muito, se haverá, por exemplo, chuvas. Sempre digo que a usina tem quantidade de cana projetada, mas define seu período de safra pelo dia que quer terminar. Mas já sei de usinas que para moer toda a cana da 16/17, mais a cana bisada, terá de começar mais cedo.

Qual o impacto da cana bisada? 

Mário Campos – Em algumas usinas, a cana bisada poderá fazer a oferta de cana da safra 16/17 superar em 5% a safra atual.

As chuvas adequadas favoreceram a cana da 15/16 em MG
As chuvas adequadas favoreceram a cana da 15/16 em MG

Dá para projetar a safra 16/17 em Minas?

Mário Campos – Neste ano tivemos pouca renovação de canavial, devido às dificuldades financeiras e também porque o desempenho agrícola está muito bom, algumas unidades decidiram adiar a renovação para aproveitar isso.

“Minas tem grandes chances de fechar 2015 com média de 85 toneladas de cana por hectare. Há várias usinas chegando ou ultrapassando 100 toneladas de cana por hectare. É o efeito das chuvas no momento adequado.”

Leia mais: “Até quando vamos perder dinheiro?”, questiona Mário Campos

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram