JornalCana

Chuva diminui e melhora condição para a colheita

As condições do tempo foram típicas do outono, com temperatura amena e pouca chuva. Apesar disso, a umidade do solo está acima de 70% em todas as localidades, nível adequado para o desenvolvimento das lavouras perenes, dos cereais de inverno e das pastagens na maior parte do Estado.

Mesmo onde a umidade do solo está baixando, o ritmo de queda está mais lento neste ano, por causa da redução da temperatura do ar desde o início do outono. Nesta semana, por exemplo, a taxa média de evapotranspiração potencial – que há um mês era de 4,2 milímetros por dia – foi de 3,2 milímetros por dia.

As condições de umidade e temperatura favoreceram o desenvolvimento do milho safrinha de Guaíra, Itapeva e Assis; do sorgo em Barretos e Miguelópolis; do amendoim em Jaboticabal e Cedral e do girassol em Ourinhos, Miguelópolis e Barretos. Também está favorecida a semeadura e a germinação do trigo na região sul do Estado.

COLHEITA

O pequeno volume de chuva permitiu a continuidade da colheita e o transporte da canade-açúcar em praticamente todo o Estado. Os canaviais de ano-e-meio plantados entre janeiro e março deste ano, ainda em fase inicial de desenvolvimento vegetativo, também têm boas condições de crescimento.

As atividades de colheita e transporte das culturas de soja, milho e algodão estão adiantadas e prosseguiram sem problemas ao longo da semana.

Apenas em Assis, Campinas e Tatuí houve pequenos atrasos por causa da chuva.

A temperatura amena também favorece a produção de hortaliças em praticamente todo o Estado, permitindo a obtenção de produtos de melhor qualidade. São boas, ainda, as condições para o cultivo do tomate em Sumaré e São Carlos, e para a colheita da uva e do caqui em Louveira, Jundiaí e Vinhedo.

*Fábio Marin é pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (trabalho desenvolvido com o Instituto Agronômico – IAC. Para mais informações sobre clima e temperatura, acesse os sites www.agritempo.gov.br e http://ciiagro.iac.sp.gov.br)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram