JornalCana

Chuva deve derrubar safra de cana no país, diz Unica

A produção de cana-de-açúcar nos Estados da região Centro-Sul do país está sendo castigada pelas chuvas que caíram nos dois últimos meses, o que reduziu não só o tempo disponível para a moagem como a qualidade da planta, que teve seu teor de açúcar modificado, segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Segundo análise da entidade, as condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento da cana devem continuar este mês. Com isso, as previsões iniciais para a safra 2009/10 não devem ser atingidas. Entre os dias 1º e 15 de julho, foram processadas 33,5 milhões de toneladas de cana, 4,6% a menos do que o obtido na mesma quinzena da safra anterior. A queda reflete a quantidade menor de derivados retirados da planta por causa da não maturação decorrente das chuvas.

Área mais tradicional de produção canavieira no país, a região de Ribeirão Preto também sofre com as chuvas neste período do ano.

De acordo com o assessor técnico da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) Oswaldo Alonso, o ATR (Açúcar Total Recuperável) da cana moída nesta safra está, até agora, em 122,9 quilos por tonelada, contra 127,4 quilos por toneladas no mesmo período da safra anterior, queda de 4%.

Com isso, ainda segundo o técnico, é preciso mais cana-de-açúcar para produzir a mesma quantidade de açúcar ou etanol, daí a queda projetada na produção total da atual safra, já que a expansão na área de produção não deve compensar a menor produtividade.

Para o diretor da Unica em R! ibeirão Preto, Sérgio Prado, a queda na produção é ruim para toda a cadeia sucroalcooleira, que esperava um clima favorável para a safra deste ano.

Ele afirmou que os mesmas fatores enfrentados neste ano já haviam sido observados na safra anterior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram