JornalCana

Chuva: baixa produtividade reduz ganhos de usinas

A AgraFNP estima que pelos menos 30 milhões de toneladas de cana deixaram de ser processadas no Centro-Sul do Brasil de julho a setembro de 2009 em função do grande volume de chuva no período.

Frente a um mix produtivo de 56,4% direcionado para o etanol e um rendimento de 132 quilos de ATR por tonelada de cana, a AgraFNP estima que se tenha deixado de produzir cerca de 1,64 milhão de toneladas de açúcar e 1,23 bilhão de litros de etanol, dando ainda maior suporte para as altas de preços no mercado dos dois produtos.

“Mas é importante analisar que o clima atípico traz efeitos contraditórios no mercado. O preço do etanol sobe, mas o baixo rendimento produtivo eleva os custos das usinas, reduzindo suas margens”, diz Bruno Bosz, analista do mercado sucroalcooleiro da AgraFNP.

Consumo interno

Embora os preços ao consumidor estejam maiores, o consumo de etanol não tem diminuído no País. O biocombustível segue sendo competitivo na comparação com a gasolina na maior parte do território brasileiro. Desde o início da safra 2009/10 até julho, foram consumidos 7,3 bilhões de litros no País.

Para a AgraFNP, por ora não se pode prever forte diminuição da oferta de etanol para o abastecimento no mercado interno. Ainda mais porque, no Norte e Nordeste do País, a competitividade do etanol diante a gasolina está no limite. “Nos próximos meses, o combustível fóssil deve se tornar mais competitivo, afetando o consumo de etanol naquela região”, diz o Bruno Bosz.

Exportações

Com as elevadas vendas de veículos flex no Brasil e os preços baixos do milho (matéria-prima para a produção de etanol) nos Estados Unidos, as exportações brasileiras devem ser comprometidas em favorecimento do consumo interno. A AgraFNP estima que as vendas de etanol para o externo não devem superar 2,3 bilhões de litros até o final da safra atual.

Colheita estendida

A AgraFNP não descarta a possibilidade de um período de moagem maior que o usual, diminuindo assim a entressafra de cana no Centro-Sul do Brasil. Na impossibilidade da colheita pelo clima úmido, ela deve ocorrer em muitas usinas dos estados de São Paulo e Paraná em janeiro e fevereiro de 2010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram