Mercado

Chove no Brasil, mas não o bastante para início do plantio da nova safra de verão

Chuvas estão abrindo novas frentes de colheita
Chuvas estão abrindo novas frentes de colheita

Segundo números da Climatempo, as chuvas voltaram a ocorrer em algumas regiões do Brasil. Como indica o mapa a seguir, nos últimos cinco dias, no Centro-Oeste o estado de Mato Grosso recebeu de 5 a 20 mm; Mato Grosso do Sul, de 15 a 25 mm, parte do Goiás de 1 a 10 mm; já no Sul do país, Rio Grande do Sul registrou de 15 e 30 mm, enquanto Paraná e Santa Catarina receberam de 5 a 15 mm.

No Sudeste, chove mais de 20 mm nesta terça-feira (6) e, nos últimos cinco dias, os acumulados mais elevados foram em São Paulo, no Espírito Santo e Rio de Janeiro – de 1 a 10 mm -, enquanto em Minas Gerais, apenas o sul do estado registrou a ocorrência de precipitações. No Nordeste, o leste da Bahia contou com chuvas de 5 a 10 mm nos últimos cinco dias.

Essas chuvas começam a se intensificar nesta semana, ainda segundo a Climatempo, com a intensificação de um sistema de baixa pressão ao largo da Costa do Rio Grande do Sul e que ganha força a partir desta terça-feira, a nove dias do final do período do vazio sanitário na maior parte dos estados produtores de soja do Brasil. No entanto, a pergunta da maior parte dos produtores brasileiros neste momento, prestes a darem início ao plantio da nova safra de soja, é se essas condições de clima permanecem e se estendem até o início dos trabalhos de campo.

Por enquanto, a resposta ainda é não. De acordo como climatologista Luiz Carlos Molion, a estação chuvosa deve se atrasar este ano e a previsão é de que as precipitações regulares possam ser registradas somente no segundo bimestre do ano, podendo atrasar a semeadura da safra de verão em boa parte do Brasil.

“O produtor rural deve ter paciência e esperar a estação chuvosa se formar”, aconselha Molion. “Se cair uma ou outra chuva [antes da terceira semana de novembro], esta deverá ser localizada”.

Diante de situações como estas que a tecnologia e o cruzamento de informações são fundamentais para minimizar os impactos dos riscos climáticos sobre a safra. Com isso, uma equipe de profissionais com larga experiência no agronegócio desenvolveu uma ferramenta que visa contribuir com o dia a dia do produtor rural. Trata-se do Crop View.

“Cropview é uma ferramenta de gestão que auxilia o produtor nas grandes decisões de investimentos. Calcula como o clima afeta a produtividade, se existem alertas de geadas ou aparecimento de doenças por causa do clima. Com o Cropview você acompanha o histórico de produtividade dos últimos 10 anos na sua região e até da sua propriedade, além de saber qual a janela ideal para plantio e colheita. No site é possível fazer simulação de safra a acompanhar a previsão do tempo para 15 dias e a tendência climática para os próximos 6 meses”, explica a equipe do projeto.

Fonte: (Notícias Agrícolas)

Banner Revistas Mobile