JornalCana

Chip acoplado no pneu faz raio-x completo e informa o desempenho

No final de fevereiro, a Bridgestone Bandag lançou um chip que funciona por meio de radiofrequência, que acoplado em pneus de caminhões e de ônibus, permite ao dono da frota ter um raio-x completo e o acesso a informações como identificação numérica, marca, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de banda do pneu.

Com esses dados, o frotista consegue gerenciar melhor os seus pneus e, consequentemente, reduzir custos com manutenção ou desperdício. “A tecnologia é composta por um chip e por uma leitora que recebe dados via sinais de radiofrequência e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth, organizando-os em um banco de dados”, diz Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag no Brasil.

Com uma frota de 500 pneus, o investimento total da solução é de R$ 10 mil, segundo a Bridgestone Bandag. “O chip é fixado no pneu por meio da vulcanização química, um processo que permite a perfeita união de componentes de borracha em temperatura ambiente, fazendo com que as partes se unam permanentemente como uma única peça. Tudo isso sem ter que desmontar nada”, afirma.

Entre as soluções em software oferecidas pela Bridgestone Bandag além do chip, destaque para o Survey, o Controlban, o Profrota e o DAPM. “Com esses produtos, é possível monitorar a profundidade dos sulcos dos pneus, quais aqueles pneus necessitam de troca ou rodízio, combinar pneus de diferentes veículos, projetar tempo de vida útil dos pneus, diagnosticar anomalias mecânicas nos veículos e potenciais perdas financeiras. O frotista ganha em tempo e em gestão por meio de uma clara mensuração dos custos por quilômetro rodado”, enfatiza Drygalla.

Mais de 5 mil transportadoras utilizam os softwares da Bridgestone no Brasil, incluindo a Transpérola, de Goiânia/GO. “O Profrota nos possibilita mais controle e menos custo. Sem o software, tínhamos cerca de 300 problemas com pneus por mês. Hoje, esse número caiu para 18”, explica Eduardo Paganini, diretor executivo da Transpérola.

Investimentos

Na última década, a Bridgestone Bandag investiu no Brasil mais de R$ 5 milhões em softwares para gerenciamento de frotas, como o chip. Com essas soluções, a empresa espera crescer até 2012, 30% no número de clientes.

Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag no Brasil, lembra que atualmente, os sistemas de gerenciamento de pneus da empresa possuem um alto nível de desenvolvimento tecnológico tal que não necessita mais de grandes investimentos. “Os maiores esforços financeiros já foram realizados. Acreditamos que o setor rodoviário brasileiro está iniciando um processo de informatização, o qual certamente se consolidará nos próximos anos, quando então estaremos na frente da concorrência”, finaliza o executivo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram