JornalCana

Chineses interessados em produto brasileiro

Dia (08/10), a Unica recebeu a visita de uma delegação chinesa composta de diretores e gerentes de empresas de bebidas alcoólicas, interessados em conhecer a história da produção de álcool no Brasil, para uma possível cooperação comercial na área de álcool carburante. O interesse chinês pelo álcool brasileiro não é novo, e pode ser medido pelo número de delegações que visitaram a Unica com esta já são 37.

A China decidiu investir no álcool para amenizar o problema das emissões veiculares de poluentes, e já possui um programa piloto, na capital e mais cinco cidades da Província de Henan, para adição de 10% de álcool na gasolina. Além disso, o governo está subsidiando usinas de álcool que utilizam principalmente o amido extraído do milho, arroz e trigo, nas províncias de Henan, Jilin e Anhui, localizadas no nordeste do país (somente a província de Guangxi produz álcool a partir da cana-de-açúcar). O país produz hoje cerca de 3 bilhões de litros de álcool utilizados basicamente na indústria de bebidas, que conta com 400 empresas.

O governo chinês espera que em 2005 a capacidade de produção de álcool carburante seja de 1,25 bilhão de litros/ano, aumentando mais 3,5 bilhões de litros/ano até 2010, podendo chegar a uma produção total de 4,8 bilhões de litros/ano. A intenção do governo é expandir a produção de álcool de todo o tipo de matéria-prima. Mas, o grande problema do programa está no custo de produção entre US$ 300 a US$ 350 por metro cúbico, valor dois terços maior que o álcool da cana brasileiro. (Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram